Primeira turma da ofiCINE abre período de inscrições em Londrina
O projeto inicia em 2025 com patrocínio do Promic e oferecerá 15 vagas para interessados a partir de 16 anos

Estão abertas as inscrições para a primeira turma da ofiCINE 2025. Amantes da produção de arte audiovisual podem se inscrever até o dia 3 de março por meio do formulário online. Ao todo, serão ofertadas 15 vagas. O resultado da seleção será informado aos participantes por e-mail e mensagem no WhatsApp no dia 5 de março. A iniciativa é patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O projeto tem como objetivo capacitar jovens nas diversas áreas da produção cinematográfica, desde a concepção do roteiro até a finalização de um curta-metragem. Além disso, durante as aulas, a ofiCINE pretende fomentar o pensamento crítico e a expressão artística por meio do cinema, contribuindo para o enriquecimento cultural na cidade.
As oficinas irão ocorrer no auditório da Biblioteca do CEU (Rua Ângelo Gaioto, s/n, Jardim Santa Rita), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h30 às 18h. Poderão se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, não sendo necessário experiência prévia em cinema.
Segundo a idealizadora e produtora executiva da ofiCINE Victória Furtado, a iniciativa é fundamental principalmente quando se considera a cena audiovisual londrinense. Ela apontou que projetos como este podem abrir oportunidades e desenvolver jovens apaixonados por esse tipo de arte na comunidade. “Nosso projeto é importante, especialmente para despertar o interesse em cinema (e arte como um todo) em jovens que não veem nisso uma forma de se sustentar. Buscar o conhecimento, mesmo que de maneira informal, é muito importante para desenvolver profissionais incríveis”, disse.
Texto: Maria Dalben, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.