Prefeitura distribui 330 mudas de árvores para moradores da região norte de Londrina
Ação foi realizada pela equipe do Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), no último sábado (22)

Cerca de 330 mudas de árvores foram distribuídas para moradores de bairros da zona norte de Londrina no último sábado (22), durante uma ação realizada pelo Viveiro Municipal da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). A atividade foi conduzida das 8h às 13h, na rua Luís Brugin, localizada na lateral da Praça do Maria Cecília.
Para as residências cujas calçadas ficam embaixo da fiação elétrica, foram doadas espécies de pequeno e médio porte, como lofantera, brinco de índio, ipê-branco, ipê-amarelo, resedá, cerejeira e dedaleiro. Já para as que não estão sob a fiação, as opções incluíram banaba, samambaia, canelinha, jacarandá-mimoso e ipê-rosa, consideradas mudas de médio e grande porte.

Além da distribuição, as equipes da Sema forneceram orientações para a população sobre a escolha da árvore adequada e os cuidados relativos às mudas. Também efetuaram o cadastro de nove pessoas que solicitaram apoio para o plantio.
Segundo o secretário municipal do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, a ação foi um grande sucesso. “Diante da receptividade da população, teremos outras doações nas demais regiões da cidade nos próximos meses, permitindo que mais pessoas tenham acesso às mudas e possam contribuir para o aumento das áreas verdes em Londrina. Nosso objetivo é incentivar a arborização urbana e engajar a comunidade na construção de um futuro mais sustentável”, afirmou.
A cozinheira Flávia Prado Vieira Delgado, moradora do Jardim Aliança, retirou duas mudas de lofantera, sendo uma delas para a sua mãe, que reside no Conjunto Violin. “Plantei a muda na minha casa na segunda-feira (24), e meu marido ajudou a minha mãe a plantar a muda dela ontem (25). Na calçada da minha mãe, tinha uma canelinha que a Prefeitura doou para a gente 25 anos atrás. O vendaval derrubou essa árvore e por isso decidimos colocar outra no lugar. Essa distribuição foi muito boa porque facilitou para a gente retirar as mudas. Nesse calor, não tem como não ter uma árvore em casa, elas trazem sombra e conforto”, disse.
Já a aposentada Maria Helena Mioto Barbosa, do Jardim Belleville, escolheu uma muda de ipê-branco, que pretende plantar nesta semana. “Pedi uma ajuda para o meu irmão, e vamos plantar juntos. Escolhi o ipê-branco porque ele é uma árvore de porte um pouco menor e que acho bonita. Plantar uma árvore é uma forma de colaborar com a natureza, ainda mais porque o tempo está mudando e ficando cada vez mais seco e quente”, salientou.
Como retirar uma muda no Viveiro Municipal – Conforme o artigo 15 do Plano Diretor de Arborização de Londrina (Lei Municipal 11.996/2013), é obrigatório que haja pelo menos uma árvore na calçada de cada propriedade.
Quem precisa retirar uma muda para o plantio pode fazer a coleta no Viveiro Municipal da Sema, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no fim da Avenida Europa, Jardim Vale Azul, zona sul. O solicitante deve comparecer munido de documento de identificação com foto e comprovante de residência atualizado.
Caso haja dificuldade para realizar o plantio, é possível requisitar a execução do serviço pela Sema através deste link.