Londrina recebe evento inédito de patinação neste sábado (12)
O Patins Fest traz programação de 9 horas com oficinas gratuitas para os amantes da patinação e também pista livre para o público

O Patins Fest será realizado neste sábado (12), no Ginásio de Esportes do Jardim Bandeirantes, localizado na avenida Arthur Thomas, n° 1.660, região oeste. A escolha da data é por conta do Dia do Patinador, celebrado no dia 14 de abril e que presta homenagem à Santa Lidwina, considerada a padroeira dos patinadores. Oficinas gratuitas e pista livre para patinação são os destaques do evento, realizado pela primeira vez na cidade.
A programação começa às 13h com uma oficina para pessoas com deficiência auditiva ou surdez, contando com auxílio de intérprete de libras. Às 14h, haverá atividade de patinação artística e inline básico. Ás 15h, a agenda de oficinas traz roller dance e street. O slide e o slalom tomam conta do ginásio às 16h. Já o hockey e mini ramp começam às 17h. Mais tarde, o rinque de patinação é a última atração, com pista livre para os participantes, iniciando às 19h e terminando às 22h.
Integrante da equipe organizadora e proprietária da Quak Patinação, Yohana Cremonez destacou a oferta de uma programação variada. “O evento conta com um cronograma especial para todos os níveis de praticantes, incluindo uma equipe de monitores voluntários para quem quiser dar os primeiros passos sobre rodas. Além de horários de patinação livre, teremos as oficinas gratuitas de diferentes modalidades, que também serão abertas a iniciantes. Recomendamos a patinação para crianças a partir de 5 anos”, comentou.
Sobre a disponibilidade de pistas, Cremonez comentou como funcionará a dinâmica do evento. “As atividades ocorrerão em uma única quadra. E no intervalo entre algumas oficinas teremos pista livre para o público. Assim, no horário em que teremos pistas livres, não haverá ninguém ministrando oficinas”, acrescentou.
Para quem não tem patins, será possível alugar patins inline ou quad por R$ 20,00 e a pessoa pode usar o tempo que estiver na pista.
Cremonez ressaltou a importância da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) na realização do Patins Fest. “Eventos como esse são essenciais para fortalecer a comunidade e incentivar mais pessoas a praticarem o esporte. Enfrentamos diversos desafios para a realização do evento, especialmente em relação ao apoio financeiro necessário para infraestrutura, divulgação e organização. O apoio da Prefeitura, pela FEL, é fundamental para ganharmos mais visibilidade e promover respeito e espaço para essa comunidade que cresce a cada dia”, disse.
A integrante da organização ainda falou sobre os benefícios que a prática do esporte pode gerar. “Além de ser uma excelente atividade física, abrangendo diversos grupos musculares, ela ensina disciplina, concentração e coragem para enfrentar desafios dentro e fora das pistas. Essa modalidade contempla todas as idades e pode ser levada tanto como lazer quanto como esporte de rendimento”, acrescentou.
O evento necessita do preenchimento um termo de responsabilidade para permitir a entrada na pista. Ele pode ser assinado presencialmente, no horário das atividades, ou digitalmente, por meio do link: https://forms.gle/KEyqoXciJNN9pEJv8.
A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), apoia este evento inédito na cidade. A organização é feita pela Família Inline, Quack Patinação e Roller Dance.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina