Projeto Correndo no Parque promove corrida para adultos e crianças
Hoje cerca de 120 crianças participam das atividades de atletismo; intenção é ampliar o projeto para outros bairros da cidade
Para estimular mais crianças a participarem de atividades esportivas no contraturno escolar, os organizadores do Projeto Correndo no Parque realizarão em outubro uma corrida de rua para adultos e crianças em parceria com o Instituto União para a Vitória. O evento será no dia 18 de outubro, com saída marcada na Rua dos Assistentes Sociais, 2, no Jardim União da Vitória II.
De acordo com o educador físico do projeto, Dirceu Vivi, as inscrições e outras informações estarão compiladas em um site que deve estar no ar em breve. “Hoje contamos com diversos parceiros e nossa intenção é ampliar cada vez mais o projeto, para darmos mais oportunidade às crianças”, disse.
Atualmente, o projeto conta com a participação de cerca de 120 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Destas, 25 participam das ações no Parque Municipal Parque Arthur Thomas, nas quartas-feiras, das 14h30 às 15h30 e outras 100 crianças realizam as atividades no Instituto União para a Vitória, às terças-feiras, das 9h às 11h30. Aqueles que desejam participar podem se inscrever no dia e no local dos treinos. As aulas são gratuitas e as vagas são destinadas aos alunos de escolas da rede pública de educação.
O projeto – O objetivo inicial do projeto era estimular os alunos de escolas próximas aos parques a utilizarem estes espaços para a prática esportiva, porém, hoje, além de utilizarem o espaço do Parque Arthur Thomas, os alunos utilizam outros locais.
“A ideia do projeto surgiu em conjunto com a direção da Escola Municipal Carlos da Costa Branco com o professor de educação física Dirceu Vivi. Nossa intenção é unir as políticas públicas para mostrar aos jovens que há oportunidades e que o esporte pode levá-los a competições, a serem exemplo para outras crianças”, disse o diretor auxiliar da Escola Municipal Carlos da Costa Branco, Amauri Cardoso.
Aluno revelação– O estudante Weslley da Silva Batista Pereira, 14 anos, do 5º ano da Escola Municipal Professor Dr. Carlos da Costa Branco é um dos frutos do projeto Correndo no Parque. Nos dias 3 a 12 de setembro deste ano, ele vai competir nos Jogos Escolares da Juventude 2015, representando o Estado do Paraná. “O Weslley serve de exemplo para os colegas. Antes de participar do projeto ele tinha dificuldade de comportamento e de aprendizagem. Agora, ele está indo bem na escola, mudou a forma de se relacionar com as pessoas e treina na equipe de Londrina”, disse o diretor auxiliar.
O Projeto Correndo no Parque é uma parceria entre a Prefeitura de Londrina, através das secretaria municipais de Educação e de Ambiente, com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina (Sintracom), Instituto União para a Vitória e Londrina Caixa de Atletismo.
Foto: arquivo