Município dá início às audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 - Blog Londrina
Destaques

Município dá início às audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029

Primeira reunião do PPA foi realizada na quinta-feira (24), no auditório da Prefeitura, com cerca de 50 pessoas participando

No início da noite da última quinta-feira (24), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), realizou a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Conduzida no auditório da Prefeitura, a reunião contou com a presença de 48 pessoas e também teve transmissão on-line, pelo canal de YouTube da Escola de Governo. O encontro teve o objetivo de discutir temas gerais, relativos a todas as áreas de atuação do Município no âmbito das políticas públicas.

Elaborado quadrienalmente, no primeiro ano de mandato dos prefeitos, o PPA serve de base para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Seu objetivo é assegurar o direcionamento eficiente dos recursos financeiros para garantir que os serviços públicos sejam mantidos e aprimorados de acordo com as necessidades da população. Além das audiências públicas, o processo de elaboração do Plano Plurianual também inclui as demandas coletadas nas conferências de políticas públicas realizadas pelas diversas secretarias municipais.

Secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci. Foto: Toni Silva/PML

Na abertura do evento, o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, afirmou que o PPA é uma construção social que deve contar com a participação ativa dos cidadãos. “É fundamental que a comunidade compareça e participe para que a gente conheça as suas demandas e estabeleça os objetivos do PPA. O plano não pode partir de cima para baixo, ele tem que ser construído desde as suas bases, porque seu propósito é atender a sociedade. Por isso que, em cumprimento à Constituição, realizamos essas audiências públicas”, disse.

Durante a audiência, foram apresentadas sugestões de munícipes sobre Habitação de Interesse Social, importância do planejamento urbano e medidas mitigatórias para mudanças climáticas.

A diretora de Orçamento da SMPOT, Darling Maffato, lembrou que, além das audiências públicas, a população pode contribuir com sugestões para o PPA através do formulário disponível no Portal da Prefeitura. “Pedimos aos londrinenses que espalhem o link, divulguem para os seus contatos e grupos nas redes sociais. Quando elaboramos o último PPA, recebemos mais de 600 sugestões. Essas informações são planilhadas e incluídas no projeto de lei que é encaminhado para a Câmara Municipal”, sublinhou.

A segunda das cinco audiências públicas do PPA 2026-2029 será realizada em 8 de maio, de forma on-line, a partir das 19h, com transmissão pelo canal de YouTube da Escola de Governo. Na ocasião, serão discutidas as áreas de Saúde, Meio Ambiente e Agricultura.

Autoridades presentes – Compareceram ao encontro os secretários municipais de Governo, Rodrigo Souza; do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke; de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes; e a secretária municipal do Idoso, de Políticas para Mulheres e de Assistência Social, Marisol Chiesa.

Também estiveram presentes os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Cláudio Bravim; da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet; e da Londrina Iluminação, Renan Salvador, bem como o superintendente da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Péricles Deliberador. Participaram, ainda, as vereadoras Paula Vicente e Anne Ada.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal