Esporte marca comemorações da Semana da Pátria
Amanhã (4), às 8 horas, é o último dia de ações cívicas em frente à Prefeitura
Nesta quinta-feira (2), as comemorações da Semana da Pátria foram marcadas pela importância do esporte como ferramenta educativa e cívica. Isto porque, coube à Fundação de Esportes de Londrina (FEL) organizar as atividades realizadas às 8 horas, no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha, em frente à Prefeitura. Amanhã (4), encerram-se as ações no Centro Cívico e na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro, será realizado o tradicional desfile do Dia da Independência.
Durante a solenidade, Junior César Dias de Jesus, da Secretaria Municipal de Educação, hasteou a bandeira brasileira, ao lado do atleta da Seleção Brasileira de Taekwondo, João Pedro Chaves, que hasteou a paranaense e do representante da Fundação de Esportes de Londrina, Sidmar Ernegas, que o fez com a bandeira de Londrina.
Os 47 alunos do 4º ano, da Escola Municipal Hikoma Udihara, apresentaram uma coreografia com a música “Ser diferente é normal”, na qual representaram diversas etnias existentes no Brasil e a importância do respeito e da igualdade entre os povos. Eles foram ensaiados pelas professoras Rosana Riuzim e Vanessa Priscila de Araújo. Além deles, 20 atletas da Academia Fernando Madureira fizeram uma apresentação de Taekwondo.
Para o presidente da FEL, Vilmar Caus, o esporte é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da educação. “O esporte nos ajuda muito na educação, porque é através dele que mostramos às crianças o sentido de ser patriota, de respeitar as pessoas, e a importância da disciplina para o desenvolvimento da nação. Enfim, é uma ferramenta que nos apoia no desenvolvimento do país”, disse.
A secretária municipal de Educação em exercício, Teresa Canhadas Furlanetto, concordou com a fala de Caus e afirmou que “não existe união mais perfeita que educação e esporte para a construção do cárater das crianças”. Para Teresa, os professores só têm a agradecer aos profissionais da educação física que se dedicam a ensinar os alunos e a compartilhar com eles valores morais que formam um cidadão de bem.
Além das autoridades mencionadas, estiveram presentes o vereador tio Douglas, profissionais do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná sob o comando do Aspirante PM Stapassolli, e a 2ª CIA de Polícia Ambiental (Força Verde), sob o comando do Capitão André Ricardo Alves Carvalho, além dos alunos das escolas municipais Andrea Nuzzi, Amanda Rossi, Hikoma Udihara, Mercedes Martins Madureira e Maria Carmelita Vilela Magalhães.
Programação – No último dia de comemorações da Semana da Pátria no Centro Cívico, que será realizado nesta sexta-feira (4), cerca de 20 estudantes do 5º ano da Escola Municipal Arthur Thomas vão interpretar uma paródia da música “We are the World”; o aluno Daniel Kenichi Mori, da Escola Melvin Jones cantará uma música japonesa e seus colegas apresentarão a coreografia da música “O Rei Leão”; e por último, oito estudantes do 5° ano da Escola Municipal Armando do Rosário Castelo vão declamar o poema “Pátria”, de Vinícius de Moraes.
Desfile – O tradicional desfile cívico encerra as comemorações no dia 7 de setembro, às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), com início na rua São Luiz e dispersão na Rua Mossoró. No ano passado, o desfile reuniu, aproximadamente, 14 mil pessoas. Destas, 4 mil desfilaram e as demais assistiram. A expectativa de público para este ano é a mesma.
Fotos: Vivian Honorato