Cidadão

GM conclui ciclo de formaturas do projeto educativo Guarda Municipal Mirim

Ação da Guarda Municipal formou 46 alunos na Escola Municipal Corveta Camaquã

A Secretaria Municipal de Defesa Social realizou, na manhã desta quinta-feira (3), a última formatura do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM), edição 2025. A cerimônia marcou a conclusão das atividades para 46 alunos de duas turmas do 4º ano da Escola Municipal Corveta Camaquã, na zona oeste de Londrina. A iniciativa é desenvolvida pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O projeto tem como principal objetivo fortalecer a relação de confiança entre os estudantes e a instituição, promovendo a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. Ao longo de quatro meses, os alunos participaram de 16 encontros com abordagens voltadas à cidadania, disciplina, ordem unida, regras de convivência e prevenção ao bullying, à violência doméstica e ao uso de álcool e drogas.

foto: Bruno Amaral/Defesa Social

A diretora da escola, Nivia Maria Pedrosa, conta que ela própria decidiu se empenhar para que a unidade fosse contemplada com a iniciativa. “Esse projeto Guarda Municipal Mirim é maravilhoso, eu já venho lutando há muitos anos para trazer aqui para a escola porque é muito difícil conseguir. Para criança ele é enriquecedor porque ensina princípios, como respeitar, a questão do bullying que hoje está muito evidente, não só dentro da escola, mas na sociedade como um todo. Isso para nós aqui enquanto escola é muito importante porque vem somar com a nossa didática, com a nossa pedagogia, para a gente poder contribuir de alguma maneira e tornar essas crianças cidadãos melhores”, pontuou.

A última formatura do ciclo foi marcada por um momento de emoção, quando o secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, convidou a primeira-dama de Londrina, Juliana Yagushi, que estava representando o prefeito Tiago Amaral, para receber uma homenagem dos guardas municipais.

foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Ela foi presenteada com uma camiseta do projeto com seu nome, um brasão do grupamento escolar e uma placa de agradecimento pela participação e pela empatia demonstrada com as crianças atendidas. Na ocasião, Juliana também foi convidada a ser madrinha do projeto e aceitou com entusiasmo.

“O projeto da Guarda Municipal Mirim, pra mim, foi uma surpresa inicialmente. Eu tive a oportunidade de ser convidada pra participar. Não conhecia o projeto antes e hoje eu vejo a importância, a fundamentação e o resultado desse trabalho. Trabalhar com crianças, levando informação, conhecimento, orientação, ordem, cidadania… isso com certeza transforma a vida delas”, frisou.

Emocionada com o convite, a primeira-dama destacou o quanto se sentiu honrada. “Não imaginava, foi emocionante. Me sinto honrada, muito feliz, com o coração aberto, pronta pra ajudar e estar junto com a Guarda Municipal nesse trabalho. Acredito, sim, que a educação é transformadora, muda vidas, e podemos formar cidadãos melhores pra nossa cidade. Mais comprometidos, com mais cidadania, responsabilidade e amor ao próximo. É tudo isso que a Guarda passou nesses quatro meses com essas crianças”.

Juliana Yagushi também comentou sobre o impacto visível nos participantes. “A gente vê no olhar de cada um deles a confiança, a autoconfiança, a segurança e a felicidade de poder participar de um projeto como esse”, concluiu.

A formatura contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Educação e da comunidade escolar. Ao final do evento, cada criança recebeu o certificado de conclusão e participou de uma confraternização com os colegas e familiares. Esta foi a 11ª edição do projeto, que já atendeu, aproximadamente, 2.100 crianças em dezenas de escolas municipais.

Além de pais, mães, responsáveis e professores, a formatura desta quinta-feira contou com a presença da representante da secretária municipal de Educação, Sheila Brandão; do vereador Sidnei Matias; do vereador Santão; do tenente-coronel Nakamura, do Corpo de Bombeiros; do chefe de gabinete da Guarda Municipal, Osmar dos Santos; do diretor operacional da GM, Jeferson Almeida; e, representando o prefeito Tiago Amaral, a primeira-dama Juliana Yagushi, entre outros convidados.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos