Saúde divulga números da dengue em Londrina
Novas ações de combate e conscientização estão sendo programadas; em novembro será realizado o 4º LIRAa de 2015
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta quinta-feira (29) o balanço semanal com os números atualizados referentes à dengue em Londrina. Conforme o relatório, em 2015, de janeiro até o momento, foi registrado um total de 9.466 notificações relativas à doença no município. Deste montante, 2.710 casos foram confirmados como positivos e 5.865 foram descartados. Outros 667 casos estão em fase de andamento aguardando resultados de exames de laboratório.
A Coordenação de Controle de Endemias da SMS tem trabalhado realizando uma série de atividades com a intenção de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti e evitar epidemias de dengue na cidade. Neste ano, já foram realizados 924 bloqueios em todas as regiões de Londrina, abrangendo áreas e imóveis onde existem suspeitas e casos confirmados da doença.
As ações preventivas e de combate seguem intensificadas neste período do ano, no qual o risco de proliferação do mosquito é mais alto devido às altas temperaturas e chuvas. Dessa forma, os trabalhos de rotina, incluindo inspeção e tratamento de imóveis, aplicação de inseticida e mutirões de limpeza e conscientização continuam sendo realizados.
Apenas no último mutirão educativo, realizado entre 19 e 23 de outubro, 96 agentes do setor de Endemias visitaram 22 localidades, levando informação e conscientizando para mais de 1.450 pessoas a respeito dos cuidados necessários e básicos que ajudarão a controlar o avanço da dengue neste verão. Também foi feita a remoção de resíduos e materiais no Hospital Universitário de Londrina junto às equipes de profissionais, pacientes e acompanhantes.
LIRAa – Além das novas ações que estão sendo programadas, a Secretaria de Saúde está concentrando esforços para o 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2015, que deve ser realizado entre os dias 9 e 13 de novembro.