Moringão sedia Campeonato Brasileiro de Karatê nesta semana
Mais de 1.000 atletas de 15 estados do Brasil disputam o torneio; a entrada para todas as atividades é gratuita
O Ginásio Moringão sedia de hoje (22) a domingo (27) o Campeonato Brasileiro de Karatê, reunindo mais de 1.000 atletas de 15 estados do Brasil. A entrada para assistir às competições é gratuita. Os atletas classificaram-se para o torneio através da participação em eventos estaduais organizados pelas Federações.
As categorias do campeonato são: Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Cadete, Júnior, Sub-21 e Sênior, tanto no masculino quanto no feminino. Toda a fase classificatória do torneio será realizada pelo sistema de repescagem olímpico, em que é oferecida uma segunda chance para atletas que sofrem uma derrota, com o objetivo de permitir que mais competidores participem de fases posteriores.
O presidente da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Hermes Queiroz, destacou a importância de levar o esporte para o conhecimento de todos. “Para atrair o maior número de praticantes possível e descentralizar o karatê do Brasil, é crucial levarmos as etapas para os mais diversos locais do país, contribuindo assim, para a massificação da modalidade”, disse.

Londrina foi escolhida para sediar essa etapa por meio de solicitação da Federação Paranaense de Karatê (FPRK), devido à boa localização e à estrutura oferecida pela cidade.
Na quarta-feira (23), serão feitas as pesagens e a disputa da Seletiva Nacional 3 (uma etapa classificatória para futuras competições de nível nacional).
Já na quinta-feira (24), será realizado o cerimonial de abertura, às 8h30, no Ginásio Moringão, como pontapé inicial da disputa do Campeonato Brasileiro, que começa às 9h30.
O cronograma completo das atividades está disponível no site oficial da CBK.
Realização – O Paraná Esporte é o responsável por realizar as ações administrativas necessárias ao custeio das despesas de arbitragem inerentes aos eventos, fazer a supervisão esportiva da execução e fornecer equipe técnica para auxiliar no torneio.
A Secretaria de Estado do Esporte é a responsável por articular os partícipes e demais entes públicos ou privados para a execução da parceria, supervisionar a execução do evento e avaliar o cumprimento das metas.
Já a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) é a responsável por receber o evento no município, supervisionar o cumprimento das metas e objetivos da parceria e obter todas as licenças e autorizações necessárias à execução do campeonato. Além disso, supervisiona a equipe técnica, cuida dos protocolos de saúde e de segurança, custeia todas as despesas relacionadas ao evento, exceto as que estão destinadas ao Paraná Esporte, e promove o campeonato.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




