Tonho Costa e Trio do Forró realizam show em diversas regiões de Londrina
Projeto percorre instituições e espaços abertos com repertório que celebra o baião como autêntico gênero da música negra
O cantor, compositor e instrumentista londrinense Tonho Costa inicia, na sexta-feira (1°) uma circulação especial por diversas regiões da cidade, para público dirigido e também em espaços abertos de Londrina. Ao lado do Trio do Forró, Tonho Costa apresenta um repertório baseado no EP “Se Eu Soubesse Dançar”, lançado em 2023.
O projeto, que conta com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura, viabilizada pela Prefeitura de Londrina, tem cinco apresentações gratuitas programadas. A primeira, no dia 1º de agosto, será no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte. Depois, no dia 09 no Calçadão, dia 12 no CCI Leste, dia 19 no CCI Oeste e em 2 de setembro na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati-UEL).
“Se Eu Soubesse Dançar” representa um marco na trajetória artística de Tonho Costa. Composto por faixas inéditas, todas de autoria do próprio artista, o disco traz uma pesquisa importante para o reconhecimento do baião como um autêntico gênero da música negra, ampliando a percepção para além dos adjetivos mais comuns relacionados ao ritmo.
O projeto surgiu em um momento em que os tempos pediam um álbum leve, capaz de transportar o ouvinte para uma atmosfera de romance e alegria. Foi no forró que Tonho Costa encontrou a trilha sonora perfeita, com a alegria do encontro proporcionado pela dança e pela música.
“Nunca fui um frequentador de danças, mas fico vendo o povo dançar e fico admirado, acho tudo muito lindo. As pessoas, os casais, dançando, girando, acho muito lindo e foi assim que surgiu o título do projeto”, revelou o artista.
O desejo de realizar eventos em espaços garantidos para a pessoa idosa na cidade de Londrina vem da necessidade de promover a integração da produção cultural local com os e as frequentadoras destes espaços, um ato de celebração à vida e de estímulo à relação entre as pessoas por meio da música e dos modos pelos quais ela afeta os corpos, os sentidos, sugerindo, instigando e promovendo os encontros.
Os músicos que acompanham Tonho Costa são André Coudeiro na percussão e Miguel Santos no acordeon, completando a formação do Trio do Forró.

Programação:
Dia e horário: 01 de agosto, sexta-feira às 9h30
Local: CCI Norte (Rua Luís Brugin, 570 – Conjunto Maria Cecilia)
Dia e horário: 09 de agosto, sábado às 10h
Local: Calçadão (Avenida Paraná)
Dia e horário: 12 de agosto, terça-feira às 14h
Local: CCI Leste (Rua Gabriel Matokanovic, 260 – Jardim da Luz)
Dia e horário: 19 de agosto, terça-feira às 14h
Local: CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111)
Dia e horário: 02 de setembro, terça-feira às 14h
Local: UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade – UEL
DAC – Divisão de Artes Cênicas (Avenida Celso Garcia Cid, 205)
Texto: Assessoria de Imprensa – Emilia Miyazaki




