Cidadão

Cocine abre inscrições de nova turma para oficinas de Cinema Popular

Atividades serão realizadas na Vila Alma Brasil, em parceria com a produtora Flapt e integram o projeto Livro, Jogos e Saberes

O Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine) abriu as inscrições para uma nova turma da Oficina de Cinema Popular. Os interessados devem se inscrever por meio de um formulário on-line até o dia 10 de agosto.

As aulas terão início no dia 23 de agosto, com encontros aos sábados, das 9h às 12h, na Vila Cultural Alma Brasil (rua Argentina, 693) de forma gratuita. Serão disponibilizadas 30 vagas, sendo 50% delas destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e moradores de regiões periféricas de Londrina. O curso é voltado para pessoas maiores de 16 anos.

A Oficina de Cinema Popular – Cinema, Estética e Linguagens Audiovisuais – propõe abranger uma diversidade de conceitos que se relacionam. Isso inclui cinema negro, história e memória e comunicação popular e comunitária, além de debater propostas estéticas e linguagens possíveis a partir da câmera de vídeo. 

“Essa oficina será em parceria com a produtora Flapt, pelo projeto Livro Jogos e Saberes. Faremos uma oficina semelhante com a que temos realizado, porém em uma versão mais reduzida, com módulos teóricos, técnicos e práticos com duração de um ano”, afirmou o coordenador do Cocine, Fagner Bruno de Souza. 

A Flapt é uma produtora cultural que, embora atualmente não possua um espaço físico, já integrou o cenário local como uma vila cultural, no local onde hoje funciona o Norte Cultural.

Um dos projetos da produtora é o Livro, Jogos e Saberes, que chega à sua sétima edição oferecendo sete oficinas: Dança, Circo, Teatro, Artesanato e Brinquedos Recicláveis, Corpo em Movimento, Território Coletivo e a Oficina de Cinema Popular.

“Diferente das edições anteriores, em que as atividades se concentravam em um único local, desta vez as oficinas foram descentralizadas. A proposta é ampliar o alcance do projeto, aproximando-o do público e fortalecendo parcerias com artistas da cidade. Todas as oficinas têm início previsto para a segunda quinzena de agosto e devem ser concluídas até julho de 2026”, disse o diretor da Flapt, Rafael Teixeira. 

O Livro, Jogos e Saberes é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com recursos da Política Nacional de Fomento à Cultura, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal. 

A Vila Cultural Alma Brasil, onde ocorrerão as oficinas do Cocine, tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). 

Texto: Gabriela Hirata, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos