Destaques

Guardas Municipais recebem primeiros portes de armas

Foram entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito Kireeff

 Foram entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito Kireeff

Foram entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito Kireeff

 

Na manhã desta sexta-feira (4), em solenidade realizada no Tiro de Guerra, 45 agentes da Guarda Municipal (GM) de Londrina receberam portes de armas, para as pistolas PT 380 e revólver calibre 38. Os portes foram concedidos pela Polícia Federal, que já enviou, ao município, 111 portes para a GM. Após o recebimento, os agentes já passaram a trabalhar com as armas, além de continuarem utilizando as armas não letais, para uso progressivo da força. Os demais Guardas Municipais também serão chamados para receberem os portes.

Os agentes passaram por capacitação em armamento e tiro, iniciada em março deste ano, ministrada porForam entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito Kireeff oficiais ligados ao 2º Comando Regional de Polícia Militar, com instrutores de Londrina, Rolândia e Apucarana. O curso tem 160 horas aulas, teóricas e práticas. Já passaram pelo treinamento 240 agentes e os outros 120 estão em fase de conclusão. Cada agente praticou 600 tiros, sendo 320 com revólver calibre 38 e outros 280 tiros com pistola PT 380, em obediência a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança pública (Senasp).

Durante pronunciamento, o prefeito Alexandre Kireeff disse que tem absoluta confiança na qualidade do treinamento oferecido aos Guardas. “Essa é mais uma ação que contribui para tornar a GM de Londrina a melhor do Brasil, pois esta é nossa meta”, destacou. “Tenho confiança na corporação, no processo seletivo e no treinamento contínuo que os agentes recebem, desde o início desta gestão”, completou.

Kireeff informou, ainda, que será encaminhado, também nesta sexta-feira (4), à Secretaria Municipal de Gestão Pública, determinação para substituição da vigilância terceirizada armada, pelos agentes da Guarda Municipal do município. Kireeff explicou que Londrina ainda possui pontos de vigilância ocupados por equipes terceirizadas armadas, porque a GM não estava apta para ocupar estes postos. “Agora, estas substituições, além de racionalizarem a utilização dos recursos públicos municipais, vão conferir qualidade e segurança à população londrinense, pois tenho a certeza do alto nível de qualificação dos nossos agentes”, disse.

Foram entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito KireeffO coronel Rubens Guimarães lembrou que a Guarda Municipal foi criada armada, entre outras atribuições e responsabilidades. Ele informou que os agentes receberam treinamento adequado para conhecer as armas que irão portar, bem como para realização dos disparos. “O uso das armas vai garantir maior segurança e proteção aos agentes, no enfrentamento a situações perigosas, pois estes guardas têm enfrentado fugitivos de penitenciária, traficantes e ladrões”, destacou.

Foram entregues 45 portes de armas letais, em solenidade que contou com a presença do prefeito KireeffSanção de Lei – Durante solenidade, o prefeito Alexandre Kireeff sancionou a Lei nº 12.366, concedendo o direito, aos Guardas Municipais que ingressaram antes da vigência da Lei nº 12.270, de abril deste ano, que instituiu a GM no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do município, à participação no primeiro processo de promoção na carreira por conhecimento, desde que tenham, no mínimo, quatro anos de efetivo exercício no cargo.

Também estiveram presentes na solenidade, o agente da Polícia Federal (PF), Gabriel Álvaro Guedes Netto; o guarda municipal de Curitiba, cedido à PF, Igor Trevisan; o tenente-coronel José Luiz de Oliveira, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Paraná; o coordenador da capacitação em armamento e tiro, 1º Tenente Luiz Fernando de Souza, representando o 2º Comando Regional de Polícia Militar; major Bueno, representando o 3º Grupamento de Bombeiros do Paraná; os vereadores Junior Santos Rosa, líder do prefeito na Câmara Municipal de Londrina, Tio Douglas, Gaúcho Tamarrado, Péricles Deliberador e Vilson Bittencourt.

 

Fotos: Luiz Jacobs

mais fotos em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1800&Itemid=1081

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos