Destaques

Guarda Municipal de Londrina realiza semana de capacitação para o GEPE

GMs do Grupo Especial de Pronto Emprego tiveram 52 horas de aulas teóricas e práticas em várias áreas

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGM), promoveu, entre os dias 9 e 17 e agosto, uma semana de capacitação para os guardas do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), grupamento de apoio da instituição.

O treinamento, de 52 horas/aula, teve como objetivo atualizar e ampliar os conhecimentos técnicos dos GMs, para aprimorar o atendimento à população. A programação do curso incluiu instruções teóricas e práticas em diversas áreas operacionais, abrangendo procedimentos táticos, protocolos de cadeia de custódia, legislação aplicada, preenchimento de documentos, técnicas de patrulha, armamento e tiro, entre outras.

foto: Bruno Amaral/SMDS

Uma novidade desta edição foi a integração com delegados da Polícia Civil, que trouxeram instruções valiosas para o cotidiano dos servidores. O delegado da 10ª Subdivisão policial, Dr. Rafael Souza Pinto, que ministrou aulas de Balística e Armamento e Tiro, destacou. “Agradeço o convite da Guarda Municipal e da Prefeitura de Londrina para integrar outras instituições. Trabalhamos a matéria de balística em todas as suas divisões e peculiaridades, além do manuseio de armamento. Esse treinamento é fundamental para manter o conhecimento atualizado sobre o uso, manutenção e novas tendências de equipamentos e munições”.

Na prática, os guardas aprenderam a montar, desmontar e operar o fuzil calibre 5.56 da fabricante Fire Eagle, incluindo a nomenclatura de todas as peças e procedimentos para solucionar possíveis panes ou defeitos inesperados. As instruções de armamento e tiro também contaram com apoio dos instrutores guardas municipais Luciano e Fabris.

foto: Bruno Amaral/SMDS

Cada módulo foi ministrado por instrutores especializados, garantindo que os GMs recebessem informações atualizadas e compatíveis com as demandas do serviço. O comprometimento e dedicação demonstrados reforçam o papel do grupamento como força de pronta resposta, pronta para atuar com preparo técnico e profissionalismo em situações que exigem rapidez e eficiência.

Segundo o inspetor de Educação, Aperfeiçoamento e Ensino da Guarda Municipal, GM Bezerra, foi pedido que houvesse excelência nas qualificações. “No início do ano, em tratativas com o secretário e com a Diretoria Operacional, foi definido que o estágio de qualificação priorizaria a excelência nas matérias, garantindo que os guardas estivessem devidamente capacitados para oferecer um serviço de qualidade à população de Londrina, e acredito que conseguimos cumprir a determinação”, concluiu.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos