Comitiva de Londrina se prepara para Série Prata dos Jogos de Integração do Idoso
Atletas treinam diariamente em diferentes pontos da cidade; atividades são abertas para qualquer pessoa com mais de 60 anos
Os Jogos de Integração do Idoso (JIIDO) chegam em 2025 à sua 19ª edição. A primeira etapa, a Série Bronze, foi realizada em junho, e entre os dias 1º e 5 de outubro será disputada a fase Prata, em Guaratuba. A comitiva londrinense já se prepara para a competição, que reúne homens e mulheres a partir de 60 anos completos até o fim deste ano.
A classificação para a Série Prata veio após a participação na fase Bronze, que ocorre em formato de vivência: todos os atletas recebem medalha pelo engajamento. Agora, o desafio será maior. Na etapa competitiva, os quatro municípios melhores colocados na classificação geral garantem vaga para a Série Ouro, que ocorre de 23 a 28 de novembro, com local a definir.

Mais do que a busca por medalhas, o JIIDO tem como objetivo incentivar a prática regular de atividades físicas e esportivas, promovendo saúde, bem-estar e integração social. Em Londrina, os atletas são selecionados pelas equipes eMulti da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir dos grupos esportivos mantidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelos Centros de Convivência do Idoso (CCI).
Para a coordenadora do eMulti, Renata Freitas, a edição deste ano reforça uma mensagem de vitalidade. “A expectativa é de ainda maior participação e engajamento, tanto dos idosos, como dos profissionais e da sociedade. Espera-se que o evento seja um momento de confraternização, troca de experiências e celebração da terceira idade. A meta é ampliar o alcance do projeto, consolidar os benefícios já conquistados e reforçar que envelhecer pode e deve ser sinônimo de atividade, alegria e inclusão social”, afirmou.
A presença dos atletas na competição é viabilizada pela parceria entre a SMS, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Serão disputadas modalidades como dama, dominó, basquete relógio, vôlei câmbio, vôlei de praia, vôlei no escuro, handebol e peteca.
Entre os representantes de Londrina está Américo Soriano Filho, de 74 anos, participante do vôlei câmbio e do handebol. “Fiz minha inscrição praticamente no último dia, após indicação de um amigo. Desde que comecei não parei mais, porque realmente era necessário para todos e, principalmente, para nós que já chegamos à terceira idade. Sempre gostei muito de esporte, tanto que virei professor de educação física. Praticar me ajuda de todas as formas, por isso tento sempre estar ativo”, contou.

Já Surli Oliveira Camargo, de 62 anos, encontrou no JIIDO a chance de retomar a vida esportiva. “Quando era jovem, praticava handebol e basquete, mas com o tempo deixei de lado. Durante a recuperação de uma lesão na coluna em uma UBS, os profissionais me apresentaram essa possibilidade de voltar ao esporte. Agora, mesmo adaptado, é uma satisfação enorme. É uma alegria viver esse momento novamente”, disse.
O incentivo também alcançou sua família. “Convidei meu esposo várias vezes e ele não se animava. Mas, após se recuperar de uma lesão no pé, passou a frequentar as atividades e hoje também vai disputar os jogos. O esporte ajudou na recuperação dele e trouxe novas amizades”, completou Surli.
Além da preparação específica para os jogos, os treinos são abertos a qualquer pessoa da comunidade com mais de 60 anos que queira praticar atividades físicas. As sessões ocorrem de segunda a sexta-feira em diferentes pontos da cidade, sempre conduzidas por profissionais das equipes de saúde e esporte.
Programação dos treinos abertos
Segunda-feira
7h30 às 8h30 – Quadra poliesportiva Jardim Cafezal (Rua Joaquim Pereira, 7)
9h10 às 10h20 – Praça do Jardim Piza (Rua Veneza, 612)
Terça-feira
7h30 às 8h30 – Quadra poliesportiva Vivi Xavier (Rua John Lennon, ao lado da Escola Municipal Ignez Corso)
14h às 15h – Quadra poliesportiva Jardim Santiago (Rua Sidrak Silva Filho, entre a UBS e CAIC)
Quarta-feira
9h30 às 11h – Ginásio Jardim Bandeirantes (Av. Arthur Thomas, 1660)
Quinta-feira
14h às 15h – Escola Estadual Jardim Eldorado (Rua Comandante Rhul, 240)
Sexta-feira
14h às 15h – Centro de Educação Física e Esporte da UEL (Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380)
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina
Texto atualizado em 29 de agosto de 2025, às 13h40




