Defesa Social forma 27 novos guardas municipais
Formatura aconteceu nesta sexta-feira (29); formandos vão se unir a outros 352 agentes no patrulhamento
A partir de segunda-feira (1°), os londrinenses vão contar com 27 novos guardas municipais. Eles se unirão aos outros 352 agentes no patrulhamento dos prédios públicos municipais; no serviço de monitoramento das câmeras espalhadas pela cidade; no trabalho educativo em escolas e na segurança de mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha.
Para se formarem, desde setembro de 2015, os servidores passaram por quatro meses de curso, o que representa 756 horas de aula e estágios. A etapa seguinte da capacitação será a avaliação psicológica para o curso de armamento e tiro, o que deve acontecer na próxima semana. Atualmente, 350 guardas municipais receberam o curso de tiro, sendo que metade deles tem o porte de arma e a outra metade aguarda o envio dos equipamentos da Polícia Federal.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Rubens Guimarães, desde 2013 diversas demandas da Guarda Municipal foram atendidas como, por exemplo, a formação de 250 novos guardas, mais os 27 de hoje.
“A formatura é mais um esforço da atual administração na recomposição dos quadros de funcionários do município. Quando assumimos a gestão, havia 182 guardas e, hoje, estamos com 379. Nesse período, tivemos conquistas como o chamamento de novos agentes, a inclusão da categoria no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e curso de armamento e tiro”, disse.
A Guarda Municipal está com concurso público válido por mais dois anos e segundo Guimarães, os esforços estão sendo realizados para que uma nova turma com 50 guardas municipais seja chamada.
Participaram da solenidade o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros do Paraná, Major James Teixeira; 1º tenente do 2º Comando Regional da Polícia Miliar, Luiz Fernando Ribeiro de Souza; o delegado-chefe da 10ª Subdivisão de Polícia Civil do Paraná, Sebastião Ramos dos Santos Neto; diretor de trânsito da CMTU, Hemerson Pacheco; além de familiares dos formandos e a comunidade em geral.
Fotos: Vivian Honorato