Cidadão

Casa da Vila recebe a 15ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina

Evento gratuito terá oficinas, rodas, musicalização e exibição de documentário nesta sexta-feira (19) e sábado (20)

A Vila Cultural Casa da Vila recebe, nesta sexta-feira (19) e sábado (20), a 15ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina (OCA), realizada pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola – Núcleo Londrina, em parceria com o Instituto Cidadania. O evento é gratuito e contará com a presença do Mestre Zoinho, que vem diretamente de Salvador para conduzir uma programação especial, com oficinas, rodas de capoeira, atividades de musicalização e a exibição do filme O Velho Capoeirista.

Foto: Emerson Dias / arquivo N.Com

Presença frequente no OCA, Mestre Zoinho destacou a expectativa para mais esta edição. “Este ano meu sentimento é de muita alegria. É com muito entusiasmo que chegamos para atividades como essa, ainda mais depois de períodos tão difíceis, como na pandemia. Espero que as pessoas consigam entender, aprender e levar coisas boas para suas vidas”, afirmou.

A programação começa nesta sexta-feira (19), às 19h30, com uma roda de capoeira na Casa da Vila, localizada na Rua Uruguai, 1.656. Já no sábado (20), as atividades acontecem ao longo do dia: às 9h será realizada a oficina de movimento, seguida pela oficina de musicalização, às 14h.

No fim da tarde, haverá a exibição do documentário O Velho Capoeirista, dirigido por Pedro Abib, que conta a trajetória do Mestre João Pequeno de Pastinha, figura fundamental da capoeira angola. Após a sessão, será promovida uma roda de conversa. Para fechar a programação, às 19h30, uma roda de capoeira encerra oficialmente a 15ª edição da oficina.

Segundo Zoinho, a ação reforça o alcance cultural da capoeira em todo o Brasil. “É importante destacar o espaço preenchido com a capoeira, pois sua cultura é levada para todo o país. A capoeira ocupa diversos territórios e o OCA contribui para fortalecer essa mensagem cultural”, completou.

A Vila Cultural Casa da Vila recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Já a 15ª Oficina de Capoeira Angola de Londrina conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), via Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos