Destaques

Estudantes da rede pública municipal voltam às aulas nesta quinta (11)

VoltaAulas.LJP

Nas semanas anteriores ao início do ano letivo, docentes trabalharam para a recepção dos alunos e na elaboração do planejamento das aulas

 

O ano letivo da rede municipal de ensino começa nesta quinta-feira (11), mas desde o dia 25 de janeiro, os docentes da Secretaria Municipal de Educação (SME) têm se preparado para atender todos os estudantes. São cerca de 39 mil alunos atendidos pela rede nas modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos. Os trabalhos começaram com a semana de prática pedagógica, que tem como objetivo a preparação do ano letivo por meio de reuniões administrativas e pedagógicas voltadas ao planejamento das atividades.

A secretária municipal de Educação, Janet Thomas, informou que por meio de um esforço conjunto, que incluiu as equipes da SME, juntamente com servidores das secretarias municipais de Obras e Pavimentação e Gestão Pública, motivados pela sensibilização dos docentes, as escolas foram deixadas mais convidativas. “As ações contaram também com a participação de alguns pais, e foram mobilizadas várias áreas para garantir aos alunos o ambiente de qualidade”, ressaltou.

VoltaAulasLJ2PJanet lembrou ainda que desde o dia 25 de janeiro, mais de 600 pais fizeram pré-matrículas e cadastraram crianças de 4 e 5 anos na rede municipal de ensino. “Podemos garantir que essa demanda será atendida em nossa cidade, seguindo a legislação”, acrescentou.

Atividades pedagógicas – Para a realização da semana de prática pedagógica, a SME encaminhou várias orientações a fim de subsidiar a semana de estudos e preparação para o ano letivo. Segundo a diretora pedagógica da SME, Mariângela Bianchini, na primeira semana da prática pedagógica, que teve início em 25 de janeiro, os docentes participaram de reuniões administrativas e de planejamento nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

“No dia 27, todos os professores puderam participar de formações específicas, de acordo com a sua área de atuação, fora da escola e no seu horário de trabalho. Os cursos e oficinas pedagógicas tiveram como objetivo colaborar no aperfeiçoamento dos professores da rede municipal. Na ocasião, todos receberam, além dos conteúdos trabalhados, sugestões de textos, materiais e atividades diversas para utilizar em sua área de trabalho”, afirmou a diretora pedagógica.

Em seguida, os professores puderam discutir com seus colegas, nas escolas e CMEIs, todo o conteúdo adquirido durante a semana anterior, de forma conjunta e interdisciplinar. “Nesta última semana antes da volta às aulas, todos se reuniram em suas unidades para troca de experiências e para trabalhar na construção do planejamento e até da Proposta Pedagógica. Foi um período muito produtivo, onde conseguiram discutir de forma eficaz todas as áreas e disciplinas”, explicou.

 

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos