Defesa Social divulga balanço da Operação Verão 2015/2016
Atividades focaram na orientação preventiva para usuários de áreas públicas de lazer, como os lagos das regiões sul e norte
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou nesta quinta-feira (11) o levantamento final da Operação Verão 2015/2016. As ações, que tiveram início em 19 de dezembro, foram finalizadas logo após o feriado de Carnaval. O trabalho realizado nesta edição teve como prioridade a prevenção e orientação dos usuários das áreas de lazer, permitindo o uso dos espaços públicos com segurança. Foram realizadas blitzes educativas, abordagens e patrulhamentos, tanto motorizado quanto por bicicleta.
Para o secretário municipal de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, a edição teve o êxito previsto, e as atividades da Guarda Municipal prosseguem no apoio à comunidade londrinense. “A Operação Verão proporcionou segurança e tranquilidade às pessoas que queriam desfrutar de um momento de lazer nos lagos das regiões sul e norte. Mesmo com o seu encerramento, continuamos disponíveis pelo número 153 para receber denúncias de perturbações nessas áreas públicas, como veículos com som alto, direção perigosa, entre outras”, ressaltou.
Assim como nos anos anteriores, a Operação Verão 2015/2016 contou com trabalho integrado entre equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Marinha, além de agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA).
Números – O levantamento da Operação Verão 2015/2016 apontou que 131 veículos foram vistoriados nas blitzes, com um total de 54 notificações. Foram recolhidos 22 veículos, sendo 9 carros e 13 motocicletas. Também foram abordadas 177 pessoas, sendo que um menor de idade foi encaminhado para a delegacia e houve outro encaminhamento de adulto para confecção de termo circunstanciado.
Segundo o supervisor da Guarda Municipal, Nerildo Medeiros, as atividades eram divididas com patrulhamento diário e ações intensificadas aos finais de semana. “Junto com os órgãos parceiros, pudemos fiscalizar e orientar os usuários de pequenas embarcações e também aos banhistas a respeito das águas serem impróprias para banho”, informou.
As equipes e agentes também focaram no alerta à comunidade sobre perigos da dengue, reforçando os cuidados necessários quanto à destinação adequada para o lixo gerado pelos próprios usuários das áreas de lazer, evitando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Fotos: Vivian Honorato/arquivo