Desarmamento e controle de armas são temas de reunião
O encontro será na Prefeitura de Londrina, a partir das 14 horas; podem participar associações que desejam atuar na construção da paz na cidade
O Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) irá realizar nesta terça-feira (23) a reunião do Comitê Londrinense para o Desarmamento e Controle de Armas. O grupo também é composto pela Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, Secretaria Municipal de Defesa Social, Polícias Civil, Militar, Rodoviária e Federal, e representantes de instituições da sociedade civil. No encontro, será apresentada a Campanha de Entrega Voluntária de Armas e discutidas ações para o “Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário”, comemorado em 15 de março.
A reunião será na Prefeitura de Londrina, na Secretaria Municipal de Defesa Social, a partir das 14 horas. Podem participar associações que desejam atuar na construção da paz na cidade. A Campanha para o desarmamento é permanente, mas de acordo com o diretor do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, entre os dias 23 de fevereiro e 15 de março o tema será enfatizado. “Esse trabalho deve ser realizado em conjunto e vai envolver também a conscientização e sensibilização nas escolas, para que eles repassem em suas casas a importância do desarmamento”, afirmou.
Segundo Galhardi, desde a implantação do Estatuto do Desarmamento, criado pela Lei Federal nº 10.826 de 2003, houve uma mudança considerável nos índices de vítimas por arma de fogo. “Antes do desarmamento, o número de pessoas que morriam por armas de fogo formava uma curva ascendente. Com base nesses índices, o estudo Mapa da Violência 2015 mostrou que, em um período de 12 anos, foram salvas cerca de 160 mil vidas em todo país”, ressaltou.
Sobre o Compaz – O Conselho Municipal da Cultura de Paz foi instituído em 2007, com o objetivo de promover a cultura e educação para a Paz. Composto por membros do poder público e sociedade civil, o Compaz promove programas educativos para a conscientização e sensibilização para a Cultura de Paz, com base no “Manifesto 2000”, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
No ano de 2015, o Compaz participou e promoveu diversas ações, como a 15ª Semana Municipal da Paz, e o 7º Abraço no Lago, onde participaram cerca de três mil pessoas. Atuou também na 4ª Entrega do Selo Municipal “Arma não é brinquedo”, em parceria com o Movimento Londrina Pazeando e a Câmara de Vereadores, com mais de 70 lojas identificadas e reconhecidas por não comercializarem armas de brinquedo na cidade.
O Conselho atua ainda como parceiro do Movimento em Londrina para Implementação da Justiça Restaurativa, do Tribunal de Justiça do Paraná.
Foto: Ilustrativa