Saúde realiza ações educativas de combate ao Aedes aegypti
No sábado(27), os agentes vão participar das ações promovidas pela Defensoria Pública na comunidade do Jardim Leonor
Nesta quinta-feira (25), agentes municipais de endemias vão até a sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR) dar palestra para 40 alunos da instituição. Eles passarão medidas de combate ao Aedes aegypti e dicas de prevenção às doenças por ele transmitidas e de eliminação dos possíveis criadouros. O encontro começa às 9 horas, na Rua Alagoas, 2001.
O objetivo é conseguir multiplicadores de informações do combate a essas endemias. Com a mesma intenção, na sexta-feira (26), às 9 horas, três agentes de endemias vão realizar o treinamento de funcionários do condomínio residencial Alphaville II. Haverá palestra e atividades práticas. O encontro está marcado para acontecer na Alameda Margarida Nagib Ozi Badin, 50, Vivendas do Arvoredo.
Ações no sábado (27) – Das 13h às 18h, os agentes de endemias vão participar do evento “Defensoria Pública na Comunidade: prestação de orientação jurídica e atendimento multidisciplinar”. A atividade contará com a Feira da Saúde e será realizada no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na Rua Ângelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I, atrás do Colégio Estadual Polivalente.
Durantre a tarde, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde vão expor larvários, maquetes e informações sobre diversas doenças endêmicas como as transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela), pelo caramujo africano, bicho barbeiro e caramujo transmissor da esquistossomose.
Além disso, a população local terá acesso aos serviços prestados pela Defensoria Pública do Paraná; poderá aferir a pressão arterial; fazer alongamento; participar de jogos, brincadeiras e teatro; assistir a apresentações de patinação e capoeira; receber orientações com fonoaudiólogas; além das informações sobre o Aedes aegypti.
“Vamos participar da ação a convite da comunidade do Jardim Leonor, que está organizando diversas atividades para sábado. Aqueles que desejarem obter palestras, encontros, orientações e auxílio dos agentes de endemias podem agendar um horário na Secretaria de Saúde que nós vamos atender”, explicou a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos.
As empresas ou pessoas físicas que desejarem agendar um horário com os agentes municipais de endemias podem telefonar para 3372-9427.