Escolas municipais oferecem aulas de Educação Física para alunos da EJA
Disciplina é novidade de 2016 para alunos, de 15 a 80 anos, da Educação de Jovens e Adultos; aulas são realizadas uma vez por semana
Desde fevereiro deste ano, cerca de 200 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 20 escolas municipais de Londrina, começaram a receber aulas da disciplina de Educação Física. Participam das atividades alunos das etapas 1 e 2 da EJA, incluindo jovens acima de 15 anos, adultos e idosos que buscam concluir a alfabetização e obter novos aprendizados.
A disciplina é uma novidade de 2016 para os educandos da EJA. “As aulas são realizadas uma vez por semana, com duração de uma hora e são ministradas por professores de Educação Física do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. As aulas incluem atividades de alongamento e atividades físicas diversas de acordo com o perfil das turmas atendidas”, informou a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Mariangela de Sousa Prata Bianchini.
A Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, que fica no Jardim Califórnia, região leste, é uma das unidades que estão oferecendo as aulas de Educação Física aos alunos da EJA, sempre às quartas-feiras, das 20h30 às 21h30. A unidade vem oferecendo aos alunos da EJA, além das aulas de Educação Física, aulas de informática uma vez por semana com o objetivo de tornar o ensino cada vez mais atrativo e preparar o aluno para o mercado de trabalho.
“A ideia é atrair novos alunos e ampliar o ensino, oferecendo opções diferentes. Eles se mostraram entusiasmados em realizar as atividades, já que muitos passaram por sérias dificuldades na vida e nunca tiveram contato com tais conhecimentos. É, portanto, uma oportunidade de aprendizagem e inclusão”, frisou a diretora Deise Cavalcanti.
EJA – Atualmente, são atendidos aproximadamente 600 alunos na Educação de Jovens e Adultos em 29 escolas municipais da zona urbana e outras quatro da zona rural, nos distritos de Lerroville, Guaravera, São Luiz e Espírito Santo. Não estão contabilizados os alunos atendidos pelo Programa Projovem Urbano que atende um público mais específico, com idade entre 18 e 29 anos.
As matrículas para a EJA continuam abertas e podem se inscrever jovens acima de 15 anos, adultos e idosos interessados em concluir a alfabetização do nível fundamental – fase I (1º ao 5º ano) ou fase II (pós alfabetização). As matrículas podem ser realizadas nas escolas municipais que oferecem a EJA. A lista das escolas poderá ser encontrada no portal oficial do Município. Mais informações pelos telefones 3375-0216 ou 3375-0215.