Sadraque de Oliveira conquista Paranaense e completa tríplice coroa no Cross Duathlon
Atleta da ATRIL é bicampeão brasileiro, campeão mundial e estadual no mesmo ano, feito inédito no esporte
O atleta Sadraque de Oliveira, da Associação Triatlética Londrinense (ATRIL), conquistou no último domingo (28) o título do Campeonato Paranaense de Cross Duathlon, em Loanda (PR). Com a vitória, ele se torna o único brasileiro a ostentar simultaneamente os títulos estadual, brasileiro e mundial da modalidade.
A prova em Loanda reuniu grandes nomes do Cross Duathlon e foi marcada por um percurso de seis quilômetros de corrida, seguidos por 26 km de ciclismo em terreno irregular e mais três quilômetros de corrida.

Sadraque manteve a liderança desde o início, enfrentou uma disputa acirrada com os adversários durante a prova de ciclismo e garantiu a vitória na parte final. “Achei que seria mais fácil, mas a elevação da primeira corrida e o vento exigiram bastante. Na bike foi o maior desafio, dois atletas me alcançaram e precisei fazer muita força para acompanhá-los. Na corrida final consegui manter o ritmo e sair com a vitória”, disse.
Tríplice coroa: Brasileiro, Mundial e Paranaense
Antes de conquistar o título paranaense, Sadraque de Oliveira já havia feito história em 2025 com o bicampeonato brasileiro e o campeonato mundial da modalidade. No Brasileiro, realizado em março, ele enfrentou um percurso de seis km de corrida, 28 km de ciclismo e três km de corrida final.
No Mundial, em junho, o desafio foi ainda maior. A prova teve 5,8 km de corrida inicial com 165 metros de elevação, 23 km de ciclismo com 820 metros de subida e mais 3,2 km de corrida final com elevação de 75 metros, disputada sob calor de 38ºC. Sadraque abriu vantagem de 1min38s já na primeira corrida e se manteve à frente, vencendo na categoria 40/44 com 17 segundos de vantagem sobre o segundo colocado.

A disciplina e a dedicação foram os diferenciais apontados pelo atleta para alcançar esse patamar. “O que me levou até aqui foi acreditar que era possível e manter a rotina de treinos. Se com 40 anos e quase cinco anos de preparação consegui chegar até esse ponto, imagina quem começa mais cedo. Quero continuar incentivando as crianças e todos que desejam entrar para o esporte”, afirmou.
Sadraque celebrou a conquista da chamada tríplice coroa. “Para mim foi um privilégio muito grande conseguir esse feito histórico em minha vida. Isso prova que temos que acreditar em nossos sonhos, mas também viver esse sonho o tempo todo. Estou muito feliz e grato a Deus por ter me proporcionado tudo isso”, destacou.
O presidente da ATRIL, Wilson Oliveira Paulino, comemorou o resultado e ressaltou a trajetória do atleta. “O Sadraque tem muito mérito. É excelente na transição corrida–ciclismo–corrida e agora soma os títulos brasileiro, mundial e estadual no Cross Duathlon. Essa tríplice coroa mostra sua disciplina e dedicação. Ele levou o nome da ATRIL, de Londrina, do Paraná e do Brasil ao topo”, declarou.
O próximo desafio do atleta será já no dia 5 de outubro, na 3ª Prova de Duathlon da Polícia Civil em Jacarezinho (PR). Em seguida, ele encara uma prova de montanha em Bombinhas (SC), no dia 18 de outubro, e encerra o ano com a tradicional São Silvestre, em São Paulo, no dia 31 de dezembro.
A Associação Triatlética Londrinense (ATRIL) é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Texto: Thaynara Ribeiro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




