Exército deve finalizar ponte em Guairacá até quinta-feira (3)

Trânsito deverá ser liberado na próxima sexta-feira (4); estrutura terá cerca de 60 metros de comprimento
A ponte provisória, que fará a transposição no Rio Taquara, entre o Distrito de Paiquerê e o Patrimônio de Guairacá, deverá ser finalizada até a próxima quinta-feira (3). O trabalho vem sendo realizado desde o dia 23 de fevereiro por 35 miliares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, de Porto União (SC). Trata-se de uma cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Londrina e o Exército Brasileiro.
Segundo o capitão André Luiz Araújo, que está comandando a equipe, o trânsito deverá ser liberado na sexta-feira (4). Ele informou que, neste momento, os militares estão encaixando manualmente as peças da ponte, que é composta por módulos pré-moldados de aço. Os módulos são montados sobre roletes e depois de encaixados, a ponte será empurrada até o local. Quando finalizada, a estrutura medirá 57 metros de comprimento, ligando as margens do rio.
“A equipe já preparou o terreno do local e já nivelou a base da ponte. O trabalho está cerca de 60% concluído”, disse o capitão. Ele informou que o limite de carga que a ponte pode suportar foi aumentado para 60 toneladas, 20 toneladas a mais do que havia sido informado anteriormente. “A equipe conseguiu deixar uma distância de segurança maior entre o apoio da ponte e a margem, proporcionado maior segurança e absorção de carga”, disse.
O secretário municipal de Defesa Social, Coronel Rubens Guimarães, destacou que o Município recebeu grande apoio da equipe do Exército. “Todos fizeram grande esforço para, apesar do tempo ruim, concluir, em menor tempo possível, a montagem da ponte”, disse. As chuvas ocorridas no dia 11 de janeiro danificaram totalmente ou parcialmente 45 pontes e pontes-aterro. Deste total, 22 estruturas já foram recuperadas.
A equipe do exército, composta por dois oficiais, oito sargentos e 25 cabos e soldados, vem trabalhando das 8 às 18h30, todos os dias, inclusive no final de semana. O trabalho dos militares iniciou no dia 27 de janeiro.
Fotos: Vivian Honorato
Mais fotos em – http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_datsogallery&func=viewcategory&catid=1829&Itemid=1081




