Capacitação de servidores municipais já formou 290 alunos
Cursos são promovidos pelo PMAT e visam otimizar os serviços públicos através de capacitação técnica e gerencial
Com a finalidade de reciclar conhecimentos e aperfeiçoar a gestão interna, 3.202 servidores da administração pública municipal estão participando, desde novembro, de cursos para capacitação promovidos pelo Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Até esta quinta-feira (3), já se formaram 250 alunos, das turmas de “Planejamento, contratação e estruturação do Termo de Referência para compras e serviços contínuos no serviço público”, “Fiscalização de contratos – administrativos e terceirizados”, e “Gestão e execução orçamentária e financeira no serviço público”. Encerrou hoje(3) o curso “O E-SOCIAL na prática – novo sistema de controle das obrigações trabalhistas e previdenciárias”, com 40 alunos.
O recurso necessário para a realização dos cursos foi financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), mais contrapartida do Município, e visa a capacitação técnica e gerencial de servidores públicos efetivos, dentro das ações previstas pelo PMAT. Os treinamentos prosseguem até o mês de outubro, e são relacionados a 19 temas, todos ligados à administração pública. Diariamente, são trabalhados dois temas para duas turmas diferentes, simultaneamente.
A coordenadora do Núcleo Especial de Trabalho para Modernização da Administração Tributária Municipal (Nemat) e integrante da Assessoria de Modernização da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, explicou que a fase de capacitação dos servidores é essencial para o PMAT. “Através destes cursos, que possuem grande abrangência, é possível aperfeiçoar as atividades administrativas e isso resulta em melhoria no atendimento ao cidadão. E esse é um dos objetivos do programa”, disse.
São 67 turmas, distribuídas em grupos de gestores, técnicos administrativos e operacionais. A carga horária dos cursos varia entre 16 a 48 horas, de segunda a quinta-feira, exceto em feriados.
Aceitação – Segundo o diretor administrativo da Secretaria Municipal de Defesa Social, Deividy André Vieira Leal, que participou do treinamento de “Gestão e Execução Orçamentária e Financeira no Serviço Público”, o curso foi uma forma de obter um novo olhar sobre as funções que executa. Ele ressaltou que foi muito proveitoso, com professores aptos e qualificados, o que gerou um entrosamento muito grande com a turma. “Tivemos discussões e debates que nos permitiram enxergar além dos números, e entender como a técnica do nosso trabalho pode contribuir para melhoria da sociedade. Foi também uma oportunidade de interagir com pessoas de secretarias diferentes, aumentando a rede de contatos. Ainda não tinha visto uma oportunidade de capacitação deste porte para os servidores aqui na Prefeitura”, destacou.
O professor e sociólogo Ottman Teske veio de Porto Alegre para dar aulas neste treinamento, e considerou a iniciativa uma experiência virtuosa. “Fico positivamente impressionado, pois estes servidores têm condições de estudar com informações diretamente relacionadas ao seu trabalho. São pessoas participativas, que trazem exemplos do seu dia a dia, e discutem assuntos que afetam diretamente a sociedade, obtendo ótimos resultados. E isso é muito importante para Londrina”, afirmou.
Foto: Arquivo




