Centros de Convivência realizam atividades voltadas para o Mês do Idoso
Ações incluem bailes, poesias, momentos festivos e ações de valorização da pessoa idosa nos três CCIs
Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) promove, por meio dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste, Oeste e Norte, uma série de atividades em alusão ao Mês do Idoso. A data é celebrada mundialmente em 1º de outubro, reforçando a importância da valorização e cuidado com a população com 60 anos ou mais.
De acordo com a diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka, a agenda dos Centros de Convivência para esse mês de outubro está completa de atividades que incentivam a participação social das pessoas idosas. “Outubro é o mês de reflexões sobre o envelhecimento, sobre como podemos enquanto política pública atender as diversas demandas desta população, que é a que mais cresce. Nossa programação está repleta de atividades que ressignificam a velhice, trazendo para os idosos novas possibilidades de aprendizagem, socialização e cidadania”, enfatizou.
No CCI Leste, a programação começou na última semana com o Baile dos Anos 60, realizado em parceria com a Associação Corre Cultura. A atividade ocorreu no dia 2 e levou aos participantes uma tarde de nostalgia e alegria, embalada por música ao vivo com o Trio Modão Sertanejo.
A coordenadora do CCI Leste, Patricia Selvatici Preto, destacou os ganhos que eventos como este proporcionam. “Esta atividade traz inúmeros benefícios para os idosos, tanto na saúde física através do equilíbrio, da coordenação motora e do exercício cardiovascular, quanto na socialização. Isso é fundamental para combater a solidão, criando um ambiente acolhedor onde eles se sentem bem e podem fazer novas amizades”, explicou.
Segundo ela, as ações do mês têm como foco fortalecer o protagonismo e a visibilidade da pessoa idosa. “Nós buscamos diversificar as atividades todos os meses, mas intensificamos as ações em outubro porque acreditamos que é fundamental essa valorização. Promovemos atividades voltadas à saúde, inclusão e conscientização dos direitos e da dignidade da pessoa idosa, além de sensibilizar a sociedade sobre a importância desse respeito”, reforçou.
Nesta sexta-feira (10), será a vez do CCI Norte (Rua Luís Brugin, 570) iniciar sua programação especial. A partir das 9h, haverá uma manhã festiva com sorteio de prendas lúdicas, promovendo momentos de descontração e integração entre os idosos. O evento também contará com um lanche compartilhado, no qual cada participante pode levar um prato de doce ou salgado para dividir.
A atividade é voltada a idosos já cadastrados no CCI Norte, com 40 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas presencialmente, na recepção do CCI, ou pelo telefone 3373-0092.

No mesmo dia, mas no período da tarde, a partir das 14h, o CCI Oeste (Rua Serra Pedra Selada, 111) também dará início à sua programação do Mês do Idoso. A tarde festiva contará com brincadeiras, sorteio de prendas e lanche compartilhado, com o mesmo formato de contribuição dos participantes.
Um dos momentos mais esperados da celebração será a declamação de uma poesia autoral, escrita pela frequentadora do CCI Oeste, Maria Broieti, de 75 anos. “Não sou poeta, mas gosto de escrever algumas coisas. Já participo há muitos anos do CCI e também de grupos da comunidade”, contou Maria, que apresentará o poema “Idoso de bem com a vida”, abordando temas como envelhecimento saudável e autoestima.
A atividade é aberta a todo o público idoso da cidade, especialmente aos que já frequentam os CCIs. As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo telefone 3375-0334.
O cronograma completo de ações da SMI, e que integram a programação do Mês do Idoso, pode ser conferido no Portal da Prefeitura.
Texto: Thiago Paes, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




