Londrina Bristlebacks joga sábado (11) no Estádio de Café
Equipe londrinense busca manter a invencibilidade na Superliga D2 de Futebol Americano
Neste sábado (11), o Londrina Bristlebacks enfrenta o Ponta Grossa Panthoms, às 14h, no Estádio do Café. O jogo é válido pela quarta rodada da primeira fase da Superliga D2 de Futebol Americano. Os ingressos solidários custam R$10,00 e serão vendidos na entrada do evento.
Após passar por melhorias no gramado, o Estádio do Café volta a receber uma competição de nível nacional. Os procedimentos foram executados por empresa contratada pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e incluíram cuidados para pulverização para controle de pragas, corte vertical e limpeza, descompactação e aeração do solo, preparo do solo, adubação e irrigação.

A equipe londrinense enfrenta Ponta Grossa pela terceira vez nesse ano. Nos últimos dois encontros, foram duas vitórias para os alvicelestes. O presidente e linha ofensiva do Londrina Bristlebacks, Rafael Algarte, falou sobre a sensação de voltar a jogar em casa. “É um templo do esporte londrinense e de muita importância na nossa história. Entramos em campo com muito orgulho e com responsabilidade de seguir vencendo”, disse.
O projeto do Londrina Bristlebacks está prestes a ser oficializado pela Prefeitura de Londrina para receber patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), que é gerido pela FEL. O projeto contempla duas modalidades com propostas distintas, mas complementares. A versão equipada (futebol americano) prevê toda a estrutura necessária para a prática completa do esporte, incluindo capacetes, ombreiras e demais equipamentos de segurança.
Já o Flag Football surge como uma alternativa mais acessível e formativa, sem o uso de equipamentos de contato, favorecendo a inclusão de novos praticantes e o fortalecimento da modalidade na cidade.
O diretor técnico da FEL, Vilmar Caus, o Mazinho, destacou a importância de a Fundação valorizar diferentes modalidades. “E quanto mais opções de programas para a comunidade, maior será a valorização do Café. Estamos trabalhando para construir uma agenda para o Estádio, visando levar lazer e cultura para os munícipes”, adiantou.
Mazinho também falou sobre os ganhos que a oficialização do patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), pode gerar para a cidade. “O projeto de futebol americano precisa de apoio para sua consolidação. O Estádio do Café se apresenta como uma potencialidade para a prática deste esporte, porém com organização e controle, permitindo a integração de outras modalidades. A administração de um estádio é complexa e requer recursos financeiros consideráveis, além de profissionais especializados na manutenção do gramado”, acrescentou.
Superliga D2: Campeonato Brasileiro da modalidade

A Superliga de Futebol Americano D2 é realizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano. Em 2025, a competição reúne sete equipes com 358 atletas no total, e é dividida em duas fases: a Regional, com os grupos Regional Cerrado (Goianos FA, Gama Leões de Judá, Brasília Wizards) que envolvem equipes do Centro-Oeste, e a Regional Paranapanema, composta por times de São Paulo e do Paraná (Londrina Bristlebacks, AD Vikings, Ponta Grossa Phantoms, Sorocaba Vipers).
Nessa fase da competição, cada equipe compete em quatro jogos e os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase do torneio, os playoffs. As semifinais são realizadas em jogo único, com o mando de campo definido pela pontuação geral das equipes.
O Londrina Bristlebacks já está garantido na primeira colocação e recebe o Gama Leões no dia 9 de novembro, no Estádio do Café. Com isso, será entregue o troféu de campeão da Regional Paranapanema.
No ano passado, a equipe londrinense conquistou o vice-campeonato da Superliga. “Queremos chegar em mais uma final em 2025. Mas, dessa vez, erguendo o troféu de campeão ao final do jogo”, disse o presidente do Londrina Bristlebacks.
Quem não puder ir até o Estádio do Café, poderá acompanhar a partida ao vivo pelo canal oficial da Triplay TV.
Texto: Luan Chechi sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




