Mutirão de voluntários contra a dengue percorre bairros de Londrina

Agentes de endemias acompanham as ações neste sábado(19), no jardim Maria Celina, e no domingo(20), nos jardins Cristal e Maravilha
Integrantes da Organização Não Governamental (ONG) Viver Bem promovem, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, um mutirão contra a dengue neste final de semana. A Campanha de Voluntariado Contra a Dengue será realizada sábado(19) no jardim Maria Celina, na região norte. Já no domingo(20), o trabalho percorre a região sul, nos jardins Cristal e Maravilha. A partir das 9 horas, os voluntários irão vistoriar as ruas dos bairros, promovendo a limpeza dos espaços abertos para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, irá participar do mutirão, e destacou a iniciativa. “A grande característica dessa atividade é partir da comunidade, o que complementa e reforça o trabalho desenvolvido diariamente pelas equipes de endemias. Precisamos de mais atividades como essa, pois aumentam o alcance das informações contra o mosquito transmissor da dengue.”
Segundo o presidente da ONG Viver Bem e voluntário da Defesa Civil, Ricardo Pereira, a motivação para dar início a esse trabalho foi o fato de ter tido dengue quatro anos atrás. “Passei por um período muito difícil quando tive dengue. Nós pretendemos conscientizar as pessoas a cuidar de suas casas, evitando os criadouros e fiscalizando os espaços abertos, como lotes vagos”, destacou.
Pereira afirmou que durante esta semana, o evento está sendo divulgado nos bairros, com distribuição de panfletos, exposição de cartazes, e um carro de som que irá circular nesta sexta-feira(18). “Convocamos a comunidade a ser voluntária junto conosco, eliminando o máximo possível de criadouros dentro e fora dos imóveis”, disse.
Durante a ação, haverá distribuição de sacos de lixo e de recicláveis, que serão recolhidos posteriormente pela CMTU. Os agentes de endemias visitarão os imóveis, dando orientações quanto ao mosquito transmissor da dengue, e vistoriando os espaços em busca de focos e criadouros. Enquanto isso, os voluntários farão a limpeza de praças, lotes vagos e ruas, recolhendo todo objeto que possa acumular água e ser utilizado pelo Aedes aegypti como depósito de ovos.
O ponto de saída do mutirão, no jardim Maria Celina, será em frente a academia ao ar livre, na avenida Gioconda Maturi, 32. No jardim Cristal, no domingo(20), o mutirão parte da rua Emílio Striquer, 380. Também colaboram com a Campanha de Voluntariado Contra a Dengue a Guarda Municipal, Sercomtel, e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Fotos ilustrativas: Luiz Jacobs




