Projeto Descarte Vira Arte realiza exposição de String Art na Biblioteca Lupércio Luppi
A exposição vai até 30 de novembro e, nesta segunda-feira (10), o projeto realiza uma oficina gratuita de String Art
Foi inaugurada hoje (7) a exposição das obras feitas pelos participantes do projeto Descarte Vira Arte, sob o título “Mostra de Artesanato Sustentável: Londrina faz arte”. Os quadros foram desenvolvidos a partir da reciclagem de resíduos sólidos. A exposição fica disponível para visitação até 30 de novembro, das 8h às 14h, na Biblioteca Lupércio Luppi, localizada na Avenida Saul Elkind, 790, Conjunto Aquilles Sthengel.

Por meio da técnica artística String Art, o projeto Descarte Vira Arte transforma materiais recicláveis como MDF e MDP, que são descartados, em obras de arte e objetos de decoração. De acordo com o proponente e facilitador do projeto, Guilherme Santana, o projeto se mostra uma importante iniciativa como alternativa ao combate ao descarte massivo. “A importância de utilizar materiais descartados é proporcionar um baixo custo de produção, acessível, e que dá novo significado a materiais que até então eram considerados obsoletos”, explicou.
Ao todo, a mostra conta com 22 quadros que serão expostos de forma alternada, em razão da limitação do espaço. As obras são resultado do trabalho desenvolvido durante as oficinas, realizadas pelo projeto ao longo deste ano. “A ideia de expor os trabalhos nasceu no início do projeto, através do entendimento da difusão da técnica da String Art, bem como pela oportunidade de proporcionar uma renda extra aos participantes”, explicou Santana.

Oficina – Na próxima segunda-feira (10), o projeto irá realizar uma oficina gratuita de String Art, às 14h, na biblioteca da zona norte, sede da exposição. Os participantes irão aprender os princípios básicos da técnica da String Art para então criar sua própria obra com o material reciclado. Sem restrição de idade, a atividade é gratuita e aberta ao público. Os materiais necessários serão oferecidos pela própria organização.
Em vigência há três anos, o projeto realiza oficinas de String Art de fevereiro a novembro, destinada a jovens e adultos. As atividades são realizadas na sede do projeto Amigas do São Jorge e também no Serviço de Acolhimento Institucional, do Ministério de Missões e Adoração (MMA).
O projeto Descarte Vira Arte é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, via Programa de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




