Cidadão

Secretaria da Mulher recebe doação de bens apreendidos pela Receita Federal

Entre os itens recebidos, avaliados em mais de R450 mil estão equipamentos de informática como celulares, tablets, notebooks, e outros produtos, como roupas e brinquedos

Na última terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) foi beneficiada com a doação de bens apreendidos pela Receita Federal de Londrina, dentro da ação nacional “Receita por Elas”. Avaliados em mais de R$ 50 mil, os materiais doados são oriundos das apreensões realizadas em operações de combate ao contrabando.

Foto: Divulgação/ SMPM

Os produtos recebidos pela SMPM incluem equipamentos de informática como notebooks, tablets, mouses, teclados, webcam, fones de ouvido, celulares, uma televisão, projetor de vídeo, caixa de som com microfone, além de roupas, brinquedos, produtos de higiene e perfumaria. Também foi beneficiada pelas doações da Receita Federal o Clube das Mães Unidas, entidade socioassistencial conveniada à Prefeitura de Londrina via Secretaria Municipal da Assistência Social.

Além da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, e o delegado titular da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso, a solenidade de entrega também contou com a presença do delegado adjunto da Receita Federal, Luiz Henrique Barros.

Todos os itens serão utilizados para fortalecer os serviços realizados pela pasta. Os bens serão distribuídos para serviços da SMPM que atuam diretamente no combate a violência contra a mulher: o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), a Casa Abrigo Canto de Dália (CACD) e o Centro de Oficinas para Mulheres (COM).

Foto: Divulgação/ SMPM

A secretária municipal Marisol Chiesa reforçou a importância da atuação conjunta entre a Prefeitura e a Delegacia da Receita Federal para o fortalecimento das políticas públicas municipais, em especial a política para as mulheres, foco da ação Receita por Elas. “A parceria com a Receita Federal e a união de esforços certamente amplia e fortalece a rede de atendimento às mulheres em situação de violência em Londrina, contribuindo para a melhoria dos serviços ofertados”, destacou.

“Os tablets poderão ser utilizados pelas crianças e adolescentes que se encontram abrigadas na Casa Abrigo Canto de Dália com suas mães ou responsáveis, como ferramentas pedagógicas durante o período em que elas não podem frequentar a escola; os brinquedos serão destinados à brinquedoteca do COM, para as crianças que utilizam este espaço enquanto suas mães realizam atividades formativas; e as roupas e itens de higiene serão destinadas às mulheres atendidas pelo CAM, de acordo com as necessidades identificadas”, exemplificou a secretária.

Parte das mercadorias apreendidas anualmente pelo órgão são destinadas a entidades sociais e órgãos públicos em todo país. “A Receita Federal tem uma política de destinação socialmente sustentável de todos os bens apreendidos. Só em Londrina são apreendidos R$ 85 milhões por ano em mercadorias e veículos irregulares”, afirmou o delegado da Receita Federal, Reginaldo Cezar Cardoso.

Esta doação em específico está integrada à ação nacional “Receita por Elas”, iniciativa proposta pelo órgão que destina as mercadorias capturadas a entidades sociais e órgãos públicos que desenvolvem projetos direcionados às mulheres em situação de violência e/ou vulnerabilidade social.

De acordo com o delegado, a ação surge como alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, celebrado em 25 de novembro. “Consideramos que as doações a organizações que fazem um trabalho social é mais salutar para a coletividade. Essas mercadorias vão abastecer e mobiliar abrigos reservados que são usados pela Secretaria da Mulher para dar abrigo a mulheres em situação de risco, inclusive ameaçadas de morte”, explicou.

Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos