Exploração sexual de crianças e adolescentes é tema de encontro
Evento será realizado no dia 18 de maio, no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Na próxima quarta-feira (18), das 8 às 12h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS III), realiza um evento de mobilização e sensibilização referente ao 18 de maio “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Será no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A secretária municipal de Assistência Social, Télcia Lamônica de Oliveira, participa da abertura, com a coordenadora do CREAS III, Cristina Fuzumori Watarai, e outras autoridades ligada à área. O evento é gratuito e as inscrições para participação podem ser feitas antecipadamente, no CREAS III, pelo telefone (43) 3378-0563, ou no e-mail creas3@londrina.pr.gov.br, das 8 às 16h30, ou no dia do evento, às 8 horas.
A programação contempla a palestra “Exploração Sexual – De 1999 a 2015: Contextualização, Reflexões Teóricas e Percurso Profissional/Pessoal”, com Renata Coimbra, que trará elementos teóricos sobre a temática e fornecerá seu relato de experiência como documentarista dos casos acompanhados. Na sequência haverá um debate.
Todos os anos o Município realiza uma série de atividades referente a este dia e também à lei municipal nº 11.201/2011, que instituiu a “Semana de Enfrentamento à Pedofilia, à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, realizada, anualmente, entre os dias 18 e 22 de maio.
Em 2016, o objetivo é aprimorar e fortalecer as ações em rede, por meio da reflexão sobre a produção da violência, especificamente a exploração sexual comercial infanto-juvenil e suas categorias explicativas. “Uma das intenções é promover a conscientização de que o fenômeno da exploração sexual é uma violência e não uma escolha”, destacou a coordenadora do CREAS III, Cristina Fuzumori Watarai. “Nosso desejo é que possamos tecer uma rede eficaz e protetiva para a garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, completou.
Sobre a palestrante – Renata Maria Coimbra é doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado (MBA) em Cinema Documentário pela FGV/SP. Também é professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente (mestrado e doutorado); tem pós-doutorados na Universidade do Minho (Portugal) e Dalhousie University (Canadá); possui seis livros publicados, sendo dois sobre violência sexual.
Foto: Divulgação