Prefeitura lança o GovJam Londrina
Sediado pela primeira vez no Município, o evento tem como foco estimular a criação de soluções inovadoras para modernizar os serviços públicos
O prefeito de Londrina, em exercício, Guto Bellusci, fez nesta segunda-feira (23), na sede da Secretaria Municipal de Cultura, o lançamento do GovJam Londrina. O evento, que é reconhecido internacionalmente, será realizado pela primeira vez na cidade e tem como objetivo estimular os participantes a desenvolver soluções inovadoras para a resolução de desafios do setor público. A iniciativa é da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Senai, Sebrae e Sercomtel. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas no endereço http://govjam.wix.com/londrina.
De acordo com Bellusci, o evento será importante para a cidade no sentido de incentivar a inovação do pensamento da gestão municipal para a criação de novos serviços e a melhoria daqueles já existentes. “Trata-se de uma experiência dinâmica, criativa e inspiradora, centrada no usuário e nos serviços públicos. Estarão reunidos profissionais com conhecimentos em diversas áreas, o que colabora para enriquecer ainda mais o enorme potencial criativo que Londrina já possui em diversos segmentos”, destacou.
Baseado do conceito de processo colaborativo denominado Design Thinking, os participantes terão 48 horas para compartilhar ideias, construir e apresentar um projeto piloto com solução inovadora a um problema que será apresentado somente no início do evento. “Os temas propostos são amplos e dão margem a várias interpretações. A pluralidade de visões permite que ideias criativas possam ser trabalhadas de forma interdisciplinar, integrada e colaborativa para, futuramente, serem transformadas em soluções reais”, disse a professora do departamento de Design da UEL e uma das facilitadoras do evento, Ana Paula Demarchi.
GovJam Londrina – As atividades do GovJam Londrina serão realizadas no dia 31 de maio, das 19h30 às 22 horas, e nos dias 1 e 2 de junho, das 8 às 18 horas, no Senai, localizado na Rua Belém, 844. Ao todo, o evento contará com a participação de 48 pessoas, que serão divididas em seis equipes, responsáveis pela elaboração dos projetos.
Entre os participantes, estarão servidores da Prefeitura indicados pela administração, professores e estudantes da UEL e de órgãos como Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Sercomtel, Senai e Sebrae.
Fotos: Vivian Honorato