CMEI realiza ação de combate à dengue
Alunos irão percorrer a unidade escolar e seu entorno, na sexta-feira (17), em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Abdias do Nascimento realiza nesta sexta-feira (17) uma ação de combate à dengue. Às 15 horas, os alunos irão utilizar um checklist, distribuído pela Secretaria Municipal de Saúde, para vistoriar a unidade escolar, em busca de prováveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. O CMEI, localizado na rua Santa Rosa, 141, no conjunto Pindorama, atende 90 crianças com idades entre 1 a 5 anos.
Segundo a diretora do CMEI Abdias do Nascimento, Simone Cristina de Farias Cavalin, a ação faz parte de um programa de educação ambiental realizado ao longo de todo o ano letivo. “Esse projeto trabalha a questão da reciclagem do lixo e ensina qual a destinação correta, e também a fazer compostagem para uso em hortas. Sabemos que o combate ao Aedes aegypti envolve toda esta questão, e nesta semana faremos a vistoria de possíveis criadouros”, explicou.
Simone afirmou que os alunos irão receber o material no CMEI, e serão orientados a identificar e eliminar locais que possam acumular água. “Todos os alunos irão participar, com atividades conforme a faixa etária, fiscalizando a área do CMEI e seu entorno. Os pais também serão orientados, na saída dos alunos do turno da tarde, para verificarem as suas casas e combaterem o mosquito nas residências”, contou.
A diretora ressaltou que as atividades de combate ao Aedes aegypti ocorrem há pelo menos dois anos, promovendo melhorias a toda a comunidade em torno do CMEI. “O nosso bairro tinha um índice alto de infestação, e muitos casos de dengue. Além disso, temos um córrego aqui próximo ao CMEI, onde as pessoas despejavam muito lixo. Desde que começamos esse trabalho intensivo, com as crianças e as famílias, já observamos que os casos de dengue e o descarte irregular diminuíram bastante. A gente busca envolver toda a comunidade nesses projetos, e isso tem trazido bons resultados”, comemorou.
Foto: Arquivo