Evento inter-religioso em Londrina marca Dia de Combate à Intolerância Religiosa
Iniciativa reúne diferentes tradições e crenças para refletir sobre respeito e liberdade religiosa na cidade; o encontro é gratuito e aberto ao público
Nesta quarta-feira (21), ocorre a 11ª edição do “Londrina Religiões Unidas pela Paz e em Prol da Tolerância Religiosa”, encontro organizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) e pelo Grupo de Diálogo Inter-religioso de Londrina (GDI). O evento será realizado às 19h30 no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), localizado na Rua Minas Gerais, 297, primeiro andar.
A data escolhida para o evento coincide com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no Brasil após a instituição da Lei Federal nº 11.635/2007, Lei Mãe Gilda de Ogum. Além disso, também marca a celebração dos 11 anos de atuação do GDI em Londrina. O encontro busca fortalecer o diálogo e discutir ações conjuntas para o ano de 2026, reunindo líderes de diversas matrizes religiosas e representantes da sociedade civil.
Nesta edição, a dinâmica terá enfoque na troca de experiências entre os participantes, com falas organizadas a partir de relatos individuais. Cada representante religioso terá a oportunidade de relatar vivências em que sua fé foi respeitada ou protegida por membros de outros credos, além de terem oportunidade de propor metas práticas para a continuidade da atuação do GDI em Londrina.
Segundo a organização do evento, a reunião tem como objetivo reforçar que, apesar das diferenças religiosas, o respeito mútuo e a promoção pela paz são valores comuns que unem diversas tradições. “Em um mundo tão polarizado, com tantas divergências e intolerância religiosa, é fundamental manter esse movimento de educação para a cultura de paz. Esse grupo, que já existe há 11 anos, se tornou uma referência na cidade”, afirmou o secretário do COMPAZ, Luis Cláudio Galhardi.
Galhardi ressaltou que a diversidade é um dos principais pilares do grupo, que reúne distintas tradições religiosas e promove a convivência entre diferentes visões de mundo. “Contamos com a participação de representantes de diferentes instituições religiosas, podendo haver mais de um representante por religião. Embora nem todas possam estar presentes em todos os encontros, atualmente o grupo reúne cerca de 17 religiões diferentes”, afirmou.
GDI – O Grupo de Diálogo Inter-religioso de Londrina busca assegurar que a liberdade de crença, prevista na Constituição Federal, seja uma realidade cotidiana dentro do município, combatendo preconceitos e incentivando a cooperação em projetos sociais e educativos. Fundado em 2015, o grupo tem uma agenda com reuniões a cada dois meses, realizadas na sede da Associação Médica de Londrina (AML).
Para o coordenador do GDI, Daniel Fermino da Silva, o evento anual é um momento estratégico de reflexão e encaminhamento. “Esse encontro é uma oportunidade de avaliar como a liberdade religiosa evoluiu no último ano e de buscar, de forma coletiva, caminhos para fortalecer esse direito em Londrina”, comentou.
Não é necessário inscrição para a participação no evento, sendo bem-vindos praticantes de quaisquer tradições religiosas, ou que não tenham nenhuma crença. Mais informações podem ser conferidas no site https://londrinapazeando.org.br/.
Texto: Clara Chamorro, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina




