Município propõe ações para fortalecer cooperação internacional Londrina-Taiwan
Encontro na Prefeitura e agenda com empresários locais pretendem aproximar Londrina de Taiwan e ampliar oportunidades de negócios
Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Londrina recebeu a visita da diretora do Taiwan Trade Center no Brasil, Sandra Shih, para um encontro estratégico. A reunião foi voltada ao fortalecimento das relações comerciais internacionais entre o município e o país asiático, e à atração de novas oportunidades de negócios para a cidade.

Participaram do encontro o vice-prefeito Junior Santos Rosa, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Paulo Henrique Ferreira, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Desenvolvimento (ABADES), Luis Mário Machado, além de representantes institucionais. Na pauta, foram abordados o ambiente econômico de Taiwan e as principais missões empresariais previstas para ocorrer ao longo deste ano.
A visita teve três objetivos principais: criar uma conexão direta entre empresas de Londrina e de Taiwan; convidar representantes do poder público e do setor produtivo local para a missão internacional programada para março, durante uma grande feira de cidades inteligentes em Taiwan; e aproximar o município da Abades, entidade que atua na capacitação e no fortalecimento da governança nas administrações públicas.
Durante a reunião, Sandra Shih destacou o papel do Taiwan Trade Center como ponte para a promoção de parcerias estratégicas, investimentos e cooperação internacional entre empresas brasileiras e taiwanesas. Um dos pontos discutidos foi a possibilidade de ampliar missões empresariais, que tradicionalmente ocorrem em Curitiba, para que também incluam Londrina no roteiro.

Segundo o presidente da Codel, Paulo Henrique Ferreira, o encontro representa um avanço inédito na relação internacional do município. “As missões serão em São Paulo, Curitiba e Brasília, mas a gente já está organizando essa vinda dos empresários para Londrina. Junto com a Diretoria de Relações Internacionais houve esse movimento de aproximação com eles, e até então não tínhamos contato com Taiwan”, contou.
De acordo com a diretora de Governança e Relações Internacionais da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Liz Rodrigues, a proposta foi ampliar os canais de diálogo entre Londrina e o mercado taiwanês. “Além da agenda na Prefeitura, também tivemos uma reunião na Acil com empresários convidados pelo Núcleo de Comércio Exterior, justamente para promover essa ponte, abrir canais de comunicação e possibilitar que empresas de Londrina participem dessas missões”, explicou.
Para Rodrigues, a aproximação com Taiwan reforça o posicionamento estratégico do município no cenário internacional. “Londrina se beneficia ao se consolidar como uma cidade aberta à cooperação internacional e ao desenvolvimento. Quando as empresas se conectam, seja com novos negócios, fornecimento de insumos ou aumento da produtividade, isso gera mais empregos, arrecadação e desenvolvimento para a cidade”, reforçou.
Texto: Sabrina Heck, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina.




