Destaques

Saúde prossegue com atividades de combate à dengue

Dengu.eDP

Nesta quinta-feira (18), foi divulgado o relatório semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos agentes de endemias, está realizando visitas nos imóveis como parte das atividades de combate à dengue no Município. Os trabalhos se baseiam no resultado do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, divulgado na última semana. Segundo o relatório, o índice do município ficou em 0,3%, colocando Londrina fora da situação de alerta epidemiológico. Para o Ministério da Saúde, o índice de infestação abaixo de 1% é considerado percentual satisfatório.

O assistente técnico do setor de Endemias da SMS, Elson Belisário, explicou que os agentes estão realizando atividades de rotina em toda cidade. “Nos últimos dias, demos mais atenção aos bairros que tenham apontando algum índice no LIRAa, executando ali um trabalho mais intensivo”, informou.

Segundo Belisário, durante as visitas nos imóveis, os agentes de endemias executam a eliminação dos criadouros, além de prestar orientação aos moradores. “Nos casos em que há necessidade, também é feito o uso de produtos químicos, especialmente em locais sem condição de remoção, como ralos”, explicou.

A partir da próxima segunda-feira (22), novas atividades educativas de combate à dengue devem ser realizadas. “Estamos concluindo o planejamento de algumas ações educativas, e a primeira está agendada no jardim Maria Celina, depois será no bairro San Remo. A expectativa é atuar em parceria com secretarias e órgãos municipais, além de entidades da sociedade civil como escolas, igrejas, supermercados, entre outros”, contou o assistente técnico.

Números – A SMS divulgou hoje (18) o relatório semanal com dados atualizados sobre a dengue em Londrina. De janeiro até o momento, foram registradas 13.245 notificações. Deste total, foram confirmados 4.240 casos, e outros 6.576 estão descartados. Até o momento, 2.429 notificações estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Disque Dengue – O cidadão pode fazer denúncia ao Disque Dengue, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17horas, através do telefone 0800-400-1893, ao constatar focos de mosquitos, ou locais com recipientes que acumulam água e são possíveis criadouros do Aedes aegypti, seja em locais públicos ou em imóveis abandonados.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos