Saúde amplia pontos de vacinação contra a dengue

Dose da vacina tetravalente será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município; campanha continua até o dia 2 de setembro
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá ampliar, a partir da manhã de segunda-feira (22), a quantidade de pontos da campanha de vacinação contra a dengue.Dessa forma, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina, da zona urbana e rural, passam a oferecer a dose da vacina tetravalente.
Os outros locais de vacinação são: o Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), localizado na Alameda Manoel Ribas, nº 1, e a Unidade Municipal de Matriciamento e Ensino em Estratégia em Saúde da Família (UMESF), na Rua Valparaíso, 189.
Até o dia 18, foram aplicadas em Londrina 5.213 doses da vacina. A campanha começou no último sábado (13) com a realização do “Dia D”, quando foram aplicadas 3.774 doses em 20 unidades de saúde. Ao todo, foram disponibilizadas 121 mil doses fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde. A campanha vai até o dia 2 de setembro.
O secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, ressaltou que a ampliação do atendimento é um incentivo para que as pessoas se conscientizem sobre a importância da vacina, que é o único instrumento eficaz de imunização contra a doença. “Reforçamos o pedido para que a população compareça às unidades de saúde. Todas as regiões da cidade estão sendo atendidas. Os pais dos menores de 18 anos precisam convencer seus filhos a tomar a vacina, e os adultos também devem se imunizar para não correrem riscos, colaborando para que a cidade não sofra epidemias de dengue”, frisou.
Cada uma das UBSs da campanha irá oferecer a dose da vacina atendendo, em média, duas vezes por semana. Diariamente, a dose da vacina será oferecida das 7 às 18 horas, conforme esquema de rodízio entre as unidades de saúde, que definiram o dia e horário para atendimento (ver cronograma abaixo). No dia 27 de agosto (sábado) todas as unidades de saúde da zona urbana estarão abertas, das 10 às 17h30, exclusivamente para a vacinação contra a dengue.
Podem tomar a vacina as pessoas residentes em Londrina, com idade entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com determinação do governo do Estado. É necessário levar ao local de vacinação documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.
Sobre a vacina – A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas. Após a aplicação da vacina contra a dengue, é necessário que haja um intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas e doação de sangue. Além de Londrina, outros 29 municípios do estado do Paraná receberam as vacinas adquiridas pela Sesa.

Foto: Arquivo




