Destaques

Saúde inicia vacinação contra a dengue nas escolas

VacinacaoLJP

Até o momento, mais de 7 mil jovens foram vacinados em Londrina. Neste sábado (27), todas as UBS da zona urbana estarão abertas para vacinação

Na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a vacinação contra dengue nas escolas estaduais de Londrina. As primeiras unidades escolares a receberem as equipes foram o Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL), e os Colégios Estaduais Marcelino Champagnat e Polivalente. Até o momento, mais de 7 mil jovens foram imunizados.

Segundo a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Eliana Zaninelo Marussi,a intenção do município é vacinar 20 mil estudantes. “Estamos satisfeitos com a parceria dos professores, funcionários e alunos da rede, que aderiram à campanha. Isso é importante, pois os jovens estão sendo imunizados”, explicou Eliana.

VacinacaoDengueLJPAlém de vacinar os estudantes, os profissionais da Secretaria de Saúde estão atualizando o cadastro junto às Unidades Básicas de Saúde e estão recebendo as autorizações, por escrito, dos pais e responsáveis pelos menores de 18 anos.

A vacinação nos colégios estaduais seguirá por mais quatro dias, segundo um cronograma acordado entre o Município e a Núcleo Regional de Educação (NRE). Na próxima segunda-feira (29), será a vez dos alunos do Colégio Estadual Hugo Simas, Vicente Rijo e do Antônio Moraes.

Já na terça-feira (30), os alunos do Olympia Tormenta, do José Carlos Pinotti e do Maria do Rosário Castaldi devem ser imunizados durante o dia. Na quarta-feira (31), os profissionais da saúde vão até as escolas estaduais Maria José Balzanelo Aguilera, Lucia Barros Lisboa e Roseli Piotto. Por fim, os estudantes do Newton Guimarães, do José Rodrigues Silva, Albino Feijó e do Barão Rio Branco receberão as doses.

Essas escolas foram escolhidas por comportarem o maior número de estudantes em idade entre 15 e 27 anos, público-alvo da vacinação. Para que eles saibam da importância da vacinação contra a dengue, todos estão sendo orientados pelos professores sobre o assunto. A intenção é imunizar, durante toda a campanha, 120 mil pessoas em Londrina.

Parcerias com as universidades – Para se atingir a meta dos 120 mil imunizados, a Secretaria Municipal de Saúde está estabelecendo parcerias também com as universidades públicas e privadas de Londrina. Até o momento, O Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc) já aceitaram receber os técnicos municipais para vacinar seus alunos.

O Município também está estabelecendo a parceria com a Centro Universitário Filadélfia (Unifil) e Faculdade Metropolitana Londrinense (Pitágoras). O cronograma oficial com as visitas agendadas nas universidades deve ser divulgado no início da próxima semana.
Além da vacinação nos pontos citados acima, a Prefeitura continua disponibilizando as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

VacinacaoLJ3P

Vacinação no sábado – Para aumentar a adesão à campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas das 10 horas às 18 horas, especificamente para a vacinação. Todos os jovens interessados devem ter em mãos um documento oficial com foto, comprovante de endereço e, se possível, a carteira de vacinação.

A vacina contra a dengue foi disponibilizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) a 30 municípios do Paraná, e a campanha de vacinação prossegue até o dia 2 de setembro. Para a imunização completa, é necessário receber três doses, com intervalo de 6 meses entre cada aplicação. Após a aplicação da mesma, é necessário que haja um intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas.

A vacina foi produzida por empresa francesa Sanofi Pasteur e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após 20 anos de pesquisas.

Contraindicações – Não podem ser vacinadas pessoas que estão fora da faixa etária alvo da vacinação, gestantes, mulheres que estão amamentando e pessoas imunocomprometidas, como indivíduos com HIV positivo, câncer e outras doenças crônicas.
Também não podem utilizar a vacina contra a dengue pessoas que estão sendo submetidas a radioterapia, quimioterapia ou corticoterapia em dose imunossupressora por mais de 2 (duas) semanas.

Cronograma de Vacinação nas escolas:

Data

Escola

25/08

 IEEL

CHAMPAGNAT

POLIVALENTE

29/08

HUGO SIMAS

VICENTE RIJO

ANTONIO MORAES

30/08

OLYMPIA TORMENTA

JOSÉ CARLOS PINOTTI

MARIA DO ROSÁRIO CASTALDI

31/08

MARIA JOSÉ BALZANELO AGUILERA

LUCIA BARROS LISBOA

ROSELI PIOTTO

01/09

NEWTON GUIMARÃES

JOSÉ RODRIGUES SILVA (Somente Noite)

ALBINO FEIJÓ

BARÃO RIO BRANCO

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos