Professores da região leste passam por capacitação
Ao todo, mais de 850 professores vão participar, na segunda-feira (29), de palestras e oficinas sobre diversos temas
Os professores de 27 escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da região leste, vão passar por uma capacitação na próxima segunda-feira (29), das 8 às 12 horas e, das 13h30 às 17h30, na sede da Escola Municipal José Garcia Villar, na Rua Pitangueiras, 209, no Jardim Panorama.
Ao todo, mais de 850 professores vão participar de 15 palestras e oficinas sobre diversos temas. Além disso, a abertura dos trabalhos se dará com uma exposição das atividades desenvolvidas pelos docentes das unidades escolares participantes.
O primeiro debate englobará a “Psicomotricidade”, em que o professor Gustavo Aires de Arruda abordará o uso de práticas lúdicas no ensino convencional. Em seguida, haverá um bate-papo sobre a “Produção de texto a partir de contação de história”, com as profissionais do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa, Aliny Perrota da Silveira e Jozélia Jane Corrente Tanaca.
Na sequência, a professora Magda Goulart Campelo falará sobre “Musicalização”; o professor Waldir de Oliveira abordará “Histórias Musicalizadas”; a assessora pedagógica Cristiane Borba trará o tema “Educação Ambiental”; Mirella Citto Botti vai dar palestra sobre “As tecnologias mediando as produções textuais”; Roberto Pintor ministrará informações sobre “Direitos e Deveres”; e Regina Aparecida de Oliveira debaterá a “Resolução de Problemas”.
Além deles, haverá palestra com Deibe Barbosa de Moraes a respeito da “Inclusão na Educação Infantil e Ensino Fundamental”; também sobre a “Psicodinâmica do Trabalho: considerações sobre a saúde do professor no exercício profissional em Instituição Pública de ensino”; a “Religiosidade e Diversidade” e, por fim, a secretária municipal de Educação, Janet Thomas, abordará a “Consciência da Sexualidade”.
De acordo com o diretor da Escola Municipal José Garcia Villar, Lucas Gonçalves de Souza, a ideia da capacitação surgiu em um momento de discussão sobre os valores educacionais realizado pelos diretores da região leste. “Durante um encontro dos professores, foi elencado o valor da escola para a sociedade e o que cada professor, funcionário e cidadão faz dentro de sua unidade escolar. Há grandes iniciativas que, por vezes, ficam restritas somente a escola onde foram desenvolvidas, porém poderiam ser utilizadas por outras escolas e CMEIs. Nosso objetivo é trocar essas experiências”, explicou.
No ano passado, cerca de 800 professores participaram da capacitação. O objetivo deste ano é mostrar os trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais e CMEIs da região leste; proporcionar aos professores um momento de palestras e oficinas com temas relevantes ao seu desenvolvimento profissional; promover a interação entre os profissionais da educação e motivá-los dando continuidade às práticas docentes de qualidade, além de oferecer um momento de troca de experiências e de valorização do trabalho dos professores.
Foto: Arquivo