Filo 2016 tem atrações nesta terça-feira
Os ingressos podem ser adquiridos no Royal Plaza Shopping e no site www.diskingressos.com.br; três peças e um especial musical serão apresentados na quarta-feira (31)
As atrações do 48º Festival Internacional de Londrina (Filo) continuam nesta terça-feira (30) com a exibição do espetáculo teatral “Artista de Fuga”, produzido pela Araucária Produções Artísticas, de Curitiba (PR). A apresentação será às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo, na Avenida Rio de Janeiro, 413. Haverá uma reapresentação na quarta-feira (31), no mesmo horário e local. O Filo 2016 tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
“Artista de Fuga” é uma montagem com direção e dramaturgia de Marcos Damasceno a partir do texto de Guto Gevaerd. A história apresenta um escritor em crise existencial e artística, afogado no caos. Em meio à desordem que se tornou o seu dia a dia, ele mergulha em pensamentos e sentimentos tão caóticos quanto sua vida cotidiana. Procrastinador crônico, nunca dá conta de seus compromissos, dos prazos, do tempo, das contas a pagar, dos relacionamentos, afetivos ou profissionais.
Neste contexto, ele se refugia em espaços mentais, onde pretensamente encontraria o lugar ideal para a construção de sua obra-prima. A montagem, que transita entre o trágico e o patético, traz no elenco Paulo Alves, Eliane Campelli e a premiada atriz Rosana Stavis. A música de David Bowie dá o clima do espetáculo.
Espetáculos – Além da reapresentação de “Artista de Fuga”, o Filo 2016 também traz nesta quarta-feira (31) outros dois espetáculos. A peça “Maria que Virou Jonas ou a Força da Imaginação” será às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas/Casa de Cultura UEL, na Avenida Celso Garcia Cid, 205. Dois atores transgêneros se encontram num “chat-rolete”, compartilhando online o convite para a participação numa peça teatral. Já no espetáculo, contam ao público o impasse sobre a distribuição dos papéis masculino e feminino. A plateia participa de um sorteio ao vivo e a peça tem início.
Os atores se revezam nos personagens, enquanto lançam uma discussão sobre identidade de gênero, questionando os limites entre representação, fantasia, teatralidade, aparência e verdade. O texto é baseado no ensaio “A Força da Imaginação”, do filósofo Michel de Montaigne, sobre Germain Garnier que, nascido Marie, muda de sexo e é aceito socialmente como homem. A montagem tem dramaturgia de Cássio Pires e da Cia. Livre, com direção de Cibele Forjaz.
Às 20h30, a companhia Titzina Teatro, da Espanha, apresenta a peça “Distancia Siete Minutos”. Será no Teatro Mãe de Deus, na Avenida Rio de Janeiro, 700.
Ao mesmo tempo em que o robô Curiosity é enviado ao espaço, jovem juiz se vê obrigado a abandonar sua casa, afetada por uma praga de cupins, e buscar abrigo na residência da família. O ambiente de julgamento onde ele toma suas decisões e a convivência com seu pai trarão à tona temas fundamentais, como a justiça, a felicidade e o destino.
Fundada em 2001 por Diego Lorca e Pako Merino, atores, diretores e produtores formados na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris, a Titzina Teatro se consolida como companhia de estilo próprio, definido como Sello Titzina. O grupo acumula quatro trabalhos premiados: “Distancia Siete Minutos” (2013), “Exitus” (2009), “Entrañas” (2005) e “Folie a Deux/Sueños de Psiquiátrico” (2003) – este último, também adaptado para o cinema.
Secos e Molhados – Na quarta-feira (31), o Bar Valentino recebe o Especial Secos e Molhados a partir das 22 horas. Raquel Palma e o Saravá Trio (Alessandro Franco – contrabaixo, Fabio Farinha – bateria e Israel Laurindo – violão) fazem uma releitura de composições do “Secos e Molhados”, grupo que marcou os anos 1970 e influenciou toda uma geração, com sua linguagem que agregava teatro, música brasileira, folclore português, rock, poesia e androginia. Participação de Wendel Antunes (saxofone) e Robson Ganeo (teclado). O Bar Valentino fica na Rua Pref. Faria Lima, 486.
Ingressos – Os ingressos para o Filo 2016 estão sendo vendidos na bilheteria do Royal Plaza Shopping e pelo site Disk Ingressos (http://www.diskingressos.com.br/), por R$30 e R$15 (meia-entrada). Confira a programação completa no endereço www.filo.art.br .
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO 2016
Realização: Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e Universidade Estadual de Londrina
Direção: Luiz Bertipaglia
Patrocínio: Petrobras, Governo Federal, Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Universidade Estadual de Londrina, Unimed Londrina, Horizon – John Deere.
Foto: Marcelo Almeida




