Cidadão

Festival A Maré começa neste domingo com diversas atrações

Programado para acontecer em três etapas, Festival levará apresentações artísticas e oficinas de teatro e figurino para seis bairros de Londrina

Neste domingo (18), o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) lança o “Festival de Arte em Movimento – A Maré”. Programado para acontecer em três etapas (Abre Alas, Cidade Ativa e Maré Cheia), o Festival levará apresentações artísticas, oficinas de teatro, com perna de pau, e figurinos para seis bairros de Londrina:  conjuntos Vista Bela, Luis de Sá, Novo Amparo, Saltinho, Avelino Vieira e Vila Marízia.

A primeira etapa do projeto (Abre Alas), será realizada durante todo o domingo (18), nos seis bairros, marcando o início do Festival, que tem programação até dezembro. “A Maré” tem patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O objetivo é movimentar a arte na cidade, por meio do diálogo com as populações periféricas, a fim de dar visibilidade e fortalecer estas comunidades através do viés artístico.

A atriz e integrante do MARL, Camila Feoli, explicou que são diferentes espetáculos de grupos integrantes do MARL, acontecendo em cada um dos bairros que receberão o Festival. Segundo ela, o objetivo é contemplar os públicos destes locais, com espetáculos de teatro, música e contação de histórias, além de divulgar a etapa seguinte do Festival.

A segunda etapa, a “Cidade Ativa”, acontecerá a partir da próxima segunda-feira (19), até a segunda quinzena de novembro. Esta parte do projeto contempla oficinas gratuitas de teatro, com perna de pau, ofertadas em espaços nesses mesmos bairros. As oficinas serão ministradas por artistas integrantes dos coletivos do MARL e cada uma terá o limite de 15 vagas, disponíveis para o público em geral. Pessoas interessadas em participar podem obter mais informações pelo telefone 9675-7779.

As atividades formativas têm o objetivo de despertar, de forma lúdica, a criatividade dos participantes através de dinâmicas artísticas. Além disso, a partir dos conteúdos trabalhados nas oficinas, será construído o grande cortejo, que compõe a terceira etapa do Festival (Maré Cheia).

O cortejo percorrerá os seis bairros que fazem parte do projeto e será composto de diferentes alas, formadas pelas comunidades que sediaram e participaram das oficinas. A previsão é de que aconteça no período de 1 a 11 de dezembro.

Paralelamente, a última etapa do Festival engloba, ainda, o XIX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), que será realizado de 1 a 5 de dezembro, em Londrina. O evento irá reunir aproximadamente 150 artistas de teatro de rua de todo o Brasil, que integrarão a programação da fase de encerramento do Festival.

Confira a programação nos bairros:
Programação “ABRE-ALAS”:
Abertura: 18 de setembro de 2016

Vila Marízia
Espetáculo: dum dumsererê e risoflora
Local:  próximo à cooperativa de recicladores
Horário: 10horas

Vista Bela
Espetáculo:  Cia Boi Voador
Local:   biblioteca
Horário: 11horas
 
Conjunto Habitacional Avelino Vieira
Espetáculo: CIA. Os Palhaços de Rua
Local:  Ciranda da Cultura
Horário: 16horas

Conjunto Saltinho
Espetáculo: Dum dumsererê, Risoflora e SHOW “FAMÍLIA IML”
Local: Vila Cultural
Horário: 16h30

Conjunto Luis de Sá
Espetáculo: “O POETA QUE PARIU” – Cia. Teatro de Garagem
Local: Vila Cultural Flapt
Horário: 17horas

Conjunto Novo Amparo
Espetáculo: “A PEREIRA DA TIA MISÉRIA” – Núcleo Ás de Paus
Local:   AME
Horário: 17h

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos