Festival Demo Sul confirma banda internacional no lineup de 2016
A big band “Rosario Smowing” vem da Argentina e é uma das atrações de encerramento do Festival
O swing argentino tem lugar certo na edição de 2016 do Festival Demo Sul. A confirmação da rock-bigband Rosário Smowing, divulgada pelo festival nesta quinta-feira, 15, traz para o palco do Demo Sul ao melhor estilo argentino e deve esquentar a noite de encerramento do Festival.
Combinando elementos e arranjos do ska, jazz, mambo, rockabilly, dixie, tango e bolero, a Rosario Smowing coloca no palco 8 músicos experientes que se apresentam juntos desde 1999. O resultado é uma mistura quente, que já rodou o Brasil e agora retorna para sua primeira apresentação em Londrina, no dia 12 de novembro, no Iate Clube, na noite de encerramento do Festival Demo Sul.
A banda, comandada pelo enérgico frontman Diego Casanova, nasceu na cidade de Rosário (Argentina) no ano 2000 e conta com 3 CD’S lançados, “Volumen 1” (2003), “Si, Siempre Estoy Llegando” (2007) e “Se Mueve” (2012). Na bagagem, Rosario Smowing ainda tem registros importantes como o Masala Worldbeat Festival em Hannover (Alemanha), Quilmes Rock, Festival de Jazz de Rosário e Rock al Parque Roca (Argentina).
Depois de “Se Mueve”, cd lançado também na Europa pelo selo Flowfish Records, o grupo realizou uma grande turnê pelo velho continente, que incluiu cidades como Malmö e Karlshamn (Suécia) Hamburgo, Hildesheimn, Hannover, Frankfurt e Erlangen (Alemanha) e Barcelona (Espanha).
Além do Rosário Smowing, o Festival Demo Sul ainda deve anunciar mais uma banda internacional que completa a programação do ano.
Macaco Bong de volta ao palco
Quem também se apresenta na 16ª edição do Demo Sul é a ovacionada Macaco Bong. Sempre afoito por reinvenções, o power trio cuiabano radicado em São Paulo retorna à Londrina em nova formação. Liderado por Bruno Kayapy, a banda agora tem Daniel Fumega na bateria e Daniel Hortides no baixo. Além deles, um novo integrante ilustre dá ainda mais peso e imprevisibilidade à banda:Kayapytrouxe um Del Vecchio Tenor de quatro cordas para ocupar o lugar da velha guitarra.
A banda, que prepara um novo disco em Vinil ainda para esse ano, se apresenta no dia 10 de novembro, no palco do Valentino, em uma noite especialmente reservada à música instrumental. Sem abandonar a viagem do rock ao jazz, e substituindo os vocais pelos acordes de guitarra, o Macaco Bong deve rechear a noite com o som pesado, mas também introspectivo e harmonioso, que fez fãs em Londrina.
Programação Completa
Além do Rosario Smowing e do Macaco Bong, a equipe do Demo Sul já divulgou a confirmação das bandas londrinenses Abacate Contemporâneo, The Weird Family, Montauk, Octopus Trio, The Green Grass Brothers, Etnyah, Convulsão ,Mucambo de Bantu, Luke de Held, Imagery, Sarará Criolo, Loladéli, Hellpath e Red Mess. E, de outras cidades e estados, o “imorrível” Di Melo, a gaúcha Bandinha Di Da Dó, De um Filho, De um Cego (Jacarezinho), Andrea Perrone (Porto Alegre), Central Sistema de Som (Curitiba), Perc3ption (São Paulo), Mocho Diablo (São Paulo), A República Imperial (Belém), Phantom Power (Porto Alegre) Defalla (Porto Alegre), e Munchako (Brasília).
Outras novidades aparecem semanalmente no site do Festival, que ainda divulgará uma novas atração e a grade completa de shows até o final do mês. Acompanhe em http://demosulfestival.tumblr.com/
Sobre
O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock de Londrina e a Braço Direito Produções, conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e do Prêmio Funarte de Programação Continuada para Música Popular.
Foto: Divulgação