Audiência debate políticas públicas de Assistência Social
Cerca de 300 pessoas participaram do evento; foram apresentados os serviços da Rede Socioassistencial de Londrina
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram, nesta sexta-feira (16), a II Audiência Pública, com o tema “Assistência Social em Londrina como política de proteção social e garantidora de direitos”. No encontro, foram debatidos aspectos relacionados à política de assistência social, apresentando ao público as entidades e os serviços e programas que são oferecidos pelo Município, por meio do trabalho desenvolvido junto a instituições parceiras.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que reuniu na Câmara Municipal representantes de entidades, Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições e associações. Entre os presentes estavam usuários da Rede Socioassistencial de Londrina. Todas as regiões de Londrina estiveram representadas.
A secretária municipal de Asssistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, destacou a grande presença de profissionais e usuários dos serviços socioassistenciais oferecidos pelo Município, além de ressaltar a importância de ampliar os debates por meio do evento. “Mostrar os serviços e as redes que temos instaladas em cada território proporciona uma visualização mais completa, apontando as demandas e necessidades de ampliação dos serviços existentes e a implantação de novos serviços. É um momento importante que a comunidade tem para avaliar a política pública de assistência social e seus serviços, dando sugestões e indicações sobre onde precisamos avançar”, analisou.
Na solenidade de abertura, a integrante do CMAS, Luana Garcia Campos, destacou que o encontro teve a tarefa debater as questões relacionadas às políticas de proteção e assistência social, dando publicidade a essa oferta de serviços que existem no Município. “Trata-se de uma política pública feita por muitas mãos, envolvendo as entidades, o poder público e os usuários da rede de serviços”, disse.
Durante o evento, a professora doutora em Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Márcia Pastor, ministrou palestra a respeito do tema da audiência. Ela falou a respeito dos desafios das políticas sociais no Brasil, traçando um histórico da construção e efetivação da assistência social como política pública estruturada.
Também participaram da audiência pública a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nanci Skau Kemmer de Moraes; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Valmirete Alves da Silva; a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Londrina, Elza Correia; o promotor de justiça e coordenador do Ministério Público do Paraná na região de Londrina, Miguel Jorge Sogaiar; e Ana Carina Barbosa, representando a Secretaria Municipal do Idoso.
Fotos: Vivian Honorato