Cidadão

Londrina sedia 3º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil

Evento será neste sábado (8), no Calçadão; crianças poderão trocar as armas de brinquedo por um gibi

Neste sábado (8), das 8 às 11 horas, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), com apoio do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza o 3º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil, no calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil.

Durante a ação, os simulacros (imitações) de armas apreendidas em processos judiciais serão destruídos, bem como as armas de brinquedos levadas por crianças. As crianças poderão trocar os objetos por um gibi. A ação irá contar com a parceria da Cooperativa de Reciclagem a Coopermudança, que irá recolher o plástico para reciclagem.

O secretário do Compaz e integrante da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, disse que no dia do Manifesto também serão recebidos brinquedos, doados pela população, que ajudarão a compor um brinquedoteca na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque das Indústrias. “A campanha está sendo realizada por dois jovens de 17 anos, moradores do bairro União da Vitória, e nós vamos ajudar. Pedimos que as pessoas levem brinquedos e doem para outras crianças fazerem uso”, incentivou.

Em Londrina está vigência a Lei 9.188/2003, que proíbe o comércio de armas de brinquedo no Município, mesmo que contenham partes coloridas, atirem água, bolhas de sabão ou balas de brinquedo. Os lojistas que seguem a lei são certificados com o selo Arma não é Brinquedo. “Hoje temos mais de 80 lojas que solicitaram à Prefeitura e à Câmara o selo, que está em sua 6ª edição. São lojas como pequenos bazares em bairros, até as grandes redes nacionais e internacionais”, disse. A entrega dos selos, neste ano, está programada para novembro, em data a ser definida.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos