Times da APVE Londrina garantem conquistas na Copa Sesc de Basquete 3×3
Vieram títulos e medalhas em casa nas categorias feminino e masculino; projeto da APVE conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina
O basquete londrinense conquistou mais medalhas em nova etapa da Copa Sesc de Basquete 3×3, modalidade de trios disputada em meia quadra, no último sábado (20). O torneio foi realizado em Londrina, no Sesc Senac Norte, e a APVE Londrina Basketball esteve em ação com várias equipes, em diferentes categorias, desde as disputas femininas até as masculinas.

Na categoria feminino adulto, as atletas Anna Luisa (cestinha do torneio), Beatriz, Carol e Netelyn foram campeãs na categoria adulta, vencendo o primeiro jogo por 19 a 3 sobre a Vamp Perfomance; por 10 a 1 diante das Barbetes; e na final por 12 a 3 novamente contra a Vamp Perfomance.
No sub-18 feminino, dois times da APVE disputaram entre si: Agatha, Lyvia (cestinha do torneio), Manu e Nicolly foram campeãs; enquanto Ana Beatriz, Anny, Brenda e Maria Giovana foram vice. A equipe A da APVE ganhou as duas partidas da equipe B, a primeira por 6 a 3 e a segunda por 8 a 3.
Na categoria masculino adulto, os atletas Heitor, Jean Matheus Soldi e Pedro Lucas foram campeões no adulto, tendo uma campanha de vitórias: 14 a 0 contra a Vamp Perfomance; 14 a 7 sobre Arapongas; 20 a 8 superando os Panthers Cianorte; 13 a 7 em cima do Elite basquete; 19 a 17 contra Uniware; e na final 18 a 9 para bater o Assis Basketball.

No sub-18 masculino, os três times da APVE disputaram entre si: Davi Freschi, João Pedro, Luis Fernando e Murilo foram campeões; Ataíde, Gabriel Schmidt (cestinha do torneio), Lucas e Pedro Hidalgo conquistaram a prata; enquanto Adriam, Arthur, Francisco Garcia e Tiago Zanin ficaram com o bronze. A APVE Londrina Raiz venceu por 7 a 5 a APVE Londrina U18 no primeiro jogo e venceu por 10 a 5 a APVE Londrina LDN 18 no segundo jogo. No terceiro jogo, a APVE Londrina U18 venceu por 4 a 2 a APVE Londrina LDN 18; tendo vencido a grande final contra a APVE Londrina Raiz por 13 a 12.
O time londrinense também esteve presente na categoria Master 40+ Masculino, com o quarteto Jorge Luís, Luis Carlos, Marcelo e Roberto Luiz conquistando o 3º lugar. A equipe perdeu o primeiro jogo por 16 a 4 para os Brisados; ganhou o segundo por 13 a 12 do Old Steel e perdeu o terceiro por 8 a 14 para o Barbas Basketball.

A modalidade 3×3 é considerada olímpica desde os Jogos Olímpicos do Japão 2020/21 e é um passo a mais para o desenvolvimento da modalidade dentro da APVE, segundo o treinador Marival Mazzio Jr. “A cada ano que passa nossos atletas estão se desenvolvendo e aprimorando no Basquete 3×3, que é uma modalidade diferente do Basquete 5×5, pois o tempo, o espaço e a quantidade de atletas é menor, o que modifica bastante o pensamento do atleta, além de que o técnico não pode fazer orientações diretas para a equipe”, explicou.
A equipe londrinense está presente no Basquete 3×3 desde 2021, já tendo participado em 2024 pela primeira vez do Campeonato Brasileiro Interclubes sub-21 feminino (CBI U21) no Rio de Janeiro, ficando em 11° lugar. No mesmo ano elas venceram o Sul Brasileiro Sub-23 e ficaram com o terceiro lugar no adulto. Em 2025, foram campeãs no Sul Brasileiro Adulto e vice no Sub-23.
O treinador relatou que os atletas da APVE treinam em ambas modalidades, mas que a tendência é de que no futuro o Basquete 3×3 conquiste de vez o seu espaço, com seus próprios atletas. “Em 1992, quando teve o vôlei de praia pela primeira vez nas Olimpíadas, os atletas do vôlei de quadra migraram para o vôlei de praia e depois o vôlei teve um ajuste e hoje em dia você tem atletas nas duas modalidades. Provavelmente, deve acontecer a mesma situação no Basquete 3×3”, exemplificou.
Os campeões e vice-campeões desta etapa garantiram vagas para a disputa da fase final do Torneio Sesc Basquete 3×3, que será em Ponta Grossa, nos dias 25 e 26 de julho.
O projeto da APVE Londrina Basketball conta há anos com o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), gerido pela Fundação de Esportes (FEL).
Basquete 3×3 – Trata-se de uma modalidade olímpica e vem se desenvolvendo em diferentes partes do planeta. As disputas ocorrem em quadra reduzida, utilizando apenas uma metade e com uma única cesta como meta de duas equipes com três atletas cada. O time tem direito a um suplente para fazer rodízio nas partidas, cuja duração é de 10 minutos ou são encerradas quando uma equipe alcança a marca de 21 pontos anotados. Essa modalidade do basquete tem como inspiração a prática esportiva urbana e vem ganhando cada vez mais praticantes ao redor do mundo.
Texto do estagiário Samuel Paiva, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.




