Cidadão

Guarda Municipal Mirim inicia ciclo de formaturas de 2026 com certificação de 71 alunos

Primeira solenidade do ano foi realizada na Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero e reuniu autoridades, familiares e comunidade escolar

A Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS) realizou, às 9h30 desta terça-feira (23), a primeira formatura do projeto Guarda Municipal Mirim (GMM) de 2026. A cerimônia ocorreu na quadra esportiva da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero, na região norte de Londrina, onde 71 alunos de três turmas dos 4º anos receberam a certificação.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Desenvolvido pela Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto promove atividades educativas voltadas à formação cidadã. Durante aproximadamente quatro meses, os estudantes participaram de encontros semanais abordando temas como disciplina, respeito, convivência social, prevenção ao bullying, combate à violência, educação para o trânsito, preservação ambiental e conscientização sobre os riscos do uso de álcool e outras drogas.

Criado em 2013, o programa Guarda Municipal Mirim já formou aproximadamente 2.200 crianças em dezenas de escolas municipais de Londrina. A iniciativa busca fortalecer os vínculos entre a Guarda Municipal, a comunidade escolar e as famílias, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com a sociedade.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

A diretora da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero, Cintia Martins, destacou os impactos positivos observados desde o início das atividades. Segundo ela, os resultados puderam ser percebidos rapidamente tanto no ambiente escolar quanto na relação das crianças com suas famílias.

“A experiência é fantástica, não apenas pela presença da Guarda na escola, mas por todo o trabalho pedagógico realizado com as crianças. A resposta foi imediata e percebemos mudanças positivas relacionadas aos valores ensinados durante o projeto. A Guarda é uma instituição que transmite respeito e admiração, e isso se reflete no comportamento dos alunos e também de seus familiares”, afirmou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Transformação – Representando o prefeito Tiago Amaral na solenidade, a primeira-dama e madrinha do projeto, Juliana Yagushi Amaral, ressaltou o potencial transformador da iniciativa e lembrou que acompanha as formaturas do Guarda Municipal Mirim desde o ano passado.

Segundo ela, o programa promove valores fundamentais para a convivência em sociedade, como respeito, igualdade e responsabilidade. “A educação tem o poder de transformar vidas e construir uma sociedade melhor. O Guarda Municipal Mirim é um projeto que orienta, inspira e mostra às crianças que todos merecem respeito e que cada um tem um papel importante na comunidade”, destacou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

O secretário municipal de Defesa Social, tenente-coronel Ricardo Fardim Eguedis, enfatizou que os conhecimentos adquiridos pelas crianças ultrapassam os limites da escola e chegam às famílias, contribuindo para mudanças de comportamento e para a construção de uma cidade mais consciente.

“Muitas vezes, as nossas gerações não tiveram acesso a determinadas orientações que hoje essas crianças estão recebendo. Elas aprendem sobre cidadania, trânsito, preservação do meio ambiente, respeito às pessoas e responsabilidade social. Tenho certeza de que cada um deles levará esse conhecimento para dentro de casa e ajudará a construir uma cidade melhor”, afirmou.

Prevenção – Eguedis também agradeceu ao trabalho desenvolvido pelos instrutores da Guarda Municipal e destacou o caráter preventivo do projeto. “Enquanto muitas ações das forças de segurança acontecem quando os problemas já existem, aqui estamos trabalhando na prevenção, formando valores e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população desde a infância”, acrescentou.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Mãe do aluno Enzo Santos Vieira, Josiane da Silva Santos contou que os ensinamentos recebidos durante o programa passaram a fazer parte da rotina da família.

“Nós sempre buscamos incentivar valores como respeito e responsabilidade dentro de casa, mas o projeto trouxe ainda mais aprendizados para o Enzo. Ele passou a falar sobre amizade, cidadania, segurança no trânsito e convivência com as pessoas. É uma iniciativa que contribui para o crescimento das crianças tanto no presente quanto para o futuro”, relatou.

Homenagem – Durante a cerimônia, os guardas municipais Roselaine e Pelaquim, instrutores das turmas formandas, receberam uma homenagem especial preparada pela comunidade escolar em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo do projeto.

Foto: Bruno Amaral / SMDS

Presenças – Também participaram da solenidade a secretária municipal de Educação, Thatiane Verni Lopes de Araújo; os vereadores Sídinei Matias, Santão e Regis Choucino; o diretor operacional da Guarda Municipal, Jeferson Almeida; o chefe de gabinete da Guarda Municipal, Osmar dos Santos; representantes dos gabinetes dos vereadores Antônio Amaral, Flávia Cabral, Matheus Thum e Michele Tomazinho; familiares dos alunos e demais integrantes da comunidade escolar.

A formatura da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero abriu o ciclo de certificações do programa Guarda Municipal Mirim em 2026.

Próximas formaturas

25/06/2026 às 9h30 – Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, 47 alunos

30/06/2026 às 9h30 – Professor Dr. Carlos da Costa Branco, 70 alunos

2/7/2026 às 9h30 – Escola Leonor Maestri de Held, 57 alunos

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos