Escola Anita Garibaldi lança Projeto PASSE para prevenção de acidentes
Objetivo é reduzir brigas, acidentes e ocorrências entre alunos por meio do estímulo e conscientização para atividades e brincadeiras mais saudáveis
A Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Espanha, região leste de Londrina, realiza no dia 2 de março (quinta-feira) o lançamento do Projeto PASSE – Prevenção de Acidentes, Segurança, Saúde e Educação. A iniciativa está sendo desenvolvida pela primeira vez na escola e tem como finalidade estimular os alunos de 1º a 5º ano a nutrir e compartilhar entre si valores humanos envolvendo respeito, ética, companheirismo e solidariedade para a construção de um ambiente escolar mais acolhedor e saudável.
A apresentação do projeto será feita no período matutino, às 8 horas, e também na parte da tarde, às 14 horas, com a participação de pais, familiares e a comunidade escolar. A escola fica na Rua Santa Lídia, 95.
A diretora da escola, Artemis Torres Nascimento, contou que o projeto já está valendo e consiste em uma brincadeira que é uma espécie de competição positiva entre os alunos dos turnos matutino e vespertino para reduzir e evitar a ocorrência de acidentes, brigas e brincadeiras violentas ou que ofereçam riscos às crianças. “Em cada bimestre, aquele turno que conseguir registrar o menor número de pontuações negativas será recompensado com prêmios como passeios, piqueniques, cinema, entre outros. É uma forma legal de incentivá-los a utilizar o tempo do recreio com atividades esportivas, jogos coletivos e recreações mais saudáveis, despertando neles o senso coletivo e a noção de companheirismo”, destacou.
Serão contemplados com as premiações bimestrais todos os alunos do turno considerado o “vencedor”, o que inclui os 108 alunos da manhã e os 118 que estudam no período da tarde. O projeto será realizado durante todo o ano de 2017. “A expectativa é das melhores. Os alunos estão animados, empenhados e já se comprometeram em fazer com que o projeto tenha bons resultados, assim como os professores e funcionários da escola.”, comentou a diretora.