CMEI da região leste realiza projeto de combate à dengue
No CMEI Francisco Quesada Ortega, do Conjunto Eucaliptos, alunos vão fabricar uma armadilha que captura o mosquito Aedes aegypti
Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Francisco Quesada Ortega participam de projeto de combate à dengue. Na sexta-feira (9), os alunos irão aprender como fabricar uma armadilha para captura do mosquito e pernilongos, utilizando garrafas plásticas reaproveitadas. A atividade visa conscientizar as crianças sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, em especial a dengue.
Segundo a diretora do CMEI Francisco Quesada Ortega, Karina Antonio e Silva, o projeto teve início há dois anos, funciona de forma contínua e é realizado em conjunto pelos professores durante todo o ano letivo. Em cada mês, os estudantes participam de uma atividade diferente. “Como os nossos alunos são bem novos, precisamos trabalhar de forma lúdica para que eles compreendam. Já recebemos palestra com equipe da Secretaria Municipal de Saúde, tivemos apresentação de teatro, e eles conheceram o larvário, que mostra as fases do mosquito”, explicou.
Para Karina, uma das questões mais importantes repassadas aos alunos é em relação ao lixo, pois ele pode se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue. “Nosso bairro possui muitos pontos de descarte irregular, e as pessoas jogam muito lixo nas ruas. Por isso não podemos parar de ensinar este conteúdo, pois é preciso conscientizar e mudar os hábitos das pessoas. Nosso objetivo é atingir a comunidade através dos alunos”, citou.
Foto: Arquivo