Cidadão

Agentes de endemias realizam ações contra a dengue

Trabalhos envolvem atividades lúdico-educativas; Saúde divulga números da dengue

Trabalhos envolvem atividades lúdico-educativas; Saúde divulga números da dengue

dengue.ARQUIVO.pNa próxima semana, os agentes de endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, vão realizar diversas ações educativas contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, o Aedes aegypti.

Na quarta-feira (28), a partir das 9 horas, dois funcionários vão até o Centro de Educação Infantil Silvana Lopes para conversar com as crianças de 3 a 4 anos, professores e funcionários. A intenção é mostrar expositores e larvários sobre o mosquito. Além disso, eles pretendem formar multiplicadores de informações sobre os meios de se prevenir e combater endemias como a dengue, a zika, a febre chikungunya e febre amarela. A unidade escolar fica na Rua John Lenon, 188, no Vivi Xavier.

Na quinta-feira (29), das 9h às 10h30, os agentes municipais participarão do 4º Abraço no Lago Norte pela Paz, que será realizado no entorno do lago, que fica na Avenida Curitiba e na Rodovia Carlos João Strass. Sete agentes de endemias vão trabalhar na exposição de maquetes e informativos sobre as endemias mais comuns na região de Londrina.

Eles abordarão as formas de prevenção, combate, diagnóstico e tratamento de doenças causadas pelo Aedes aegypti, caramujo africano (meningite eosinofílica ou angiostrongilíase cerebral), bicho barbeiro (Chagas), mosquito Palha (leishmaniose) e outros. “Pretendemos conscientizar a população de que existem locais certos para se jogar o lixo, porque se descartados de maneira errada eles podem servir de criadouros para vários hospedeiros e transmissores de doenças. Os trabalhos com as crianças e com a população em geral pretende educar de forma que todos ajudem a cuidar do meio ambiente e da cidade em que vivem”, explicou a educadora em endemias, Lucimara Vasconcelos.

Na sexta-feira (30), a partir das 9 horas, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um “Arraiá contra o Aedes” em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro Municipal de Educação Infantil Clemilde de Martini Lopes dos Santos, na Rua Eucaliptos, 111, no Jardim Leonor.

Durante a manhã, eles farão um trabalho lúdico-educativo, para que as crianças entendam mais sobre a dengue e as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Para isso, haverá barracas temáticas como: pesca ao lixo, mira ao alvo (Acerte o Aedes) e Atire a Argola no Aedes.

“Assim, as crianças poderão aprender enquanto brincam”, acredita Lucimara. A intenção é que elas aprendam as formas de prevenir a proliferação do mosquito, levem essas informações para a casa e repassem aos seus pais e familiares. Além dessas atividades, os agentes de endemias continuam com os trabalhos de inspeção de imóveis e de outros de rotina.

Números da dengue – A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (21), o relatório semanal com os dados sobre a dengue em Londrina. Do início do ano até o momento, foram registradas 2.037 notificações relacionadas à doença. Deste total, 29 casos foram confirmados e 1.734 descartados. Outros 274 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos