Secretaria do Ambiente leva Biblioteca Móvel às escolas
Na próxima semana, as crianças da rede municipal de ensino também poderão participar de visitas no Parque Arthur Thomas
Na próxima semana, as crianças da rede municipal de ensino também poderão participar de visitas no Parque Arthur Thomas
A partir de segunda-feira (26), os funcionários da Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), vão até as escolas municipais San Izidro, Sônia Parreira Debei e Eugênio Brugin levar a Biblioteca Móvel às crianças. Além dessa atividade, alunos do Colégio Estadual Paulo Freire farão visitas monitoradas ao Parque Municipal Arthur Thomas.
A primeira escola a receber o projeto da Biblioteca Móvel será a San Izidro, localizada na Rua Maria de Oliveira Melo, 285. A partir das 13h30, de segunda-feira (26), 40 crianças do 5º ano poderão desfrutar de todo o material disponível no ônibus, que inclui aparato de vídeo e acervo de livros, revistas, gibis, jogos e outros materiais informativos. Eles podem ser utilizados nas aulas e em diversas atividades lúdicas de leitura, música, filmes e debates sobre temas voltados às práticas de preservação ao meio ambiente.
Na quarta-feira (28), à tarde, será a vez dos estudantes do 4º ano participarem do projeto e, na quinta-feira (29), no mesmo período, a Biblioteca Móvel estará à disposição dos 40 alunos do 3º ano, também da San Izidro. Na terça-feira (27), o projeto da Biblioteca Móvel também vai à Escola Municipal Sonia Parreira Debei, localizada na Rua Café Sumatra, 60, no Residencial Café. Eles farão atividades com 40 alunos do 5º ano durante toda a manhã.
Fechando a semana, na sexta-feira (30), no período da tarde, será a vez dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Eugênio Brugin, localizada na Rua Jorge Ribeiro, 163, no Conjunto São Lourenço.
A intenção é trazer às crianças mais informações sobre o consumo consciente, economia de água e energia, reciclagem e cidadania. Para isso, os professores cedidos pela Secretaria Municipal à Sema e os servidores do Ambiente orientam os alunos e estão à disposição para tirarem dúvidas. Por isso, as atividades começam com a exibição de vídeos curtos, com os temas pertinentes, para em seguida, os alunos discutirem os assuntos e passarem para o momento de leitura. As crianças podem escolher os materiais que desejam utilizar como livros, jornais e revistas. Ao todo, a visita dura cerca de 1 hora.
Visita Monitorada ao Parque – Além do projeto da Biblioteca Móvel, os servidores da Sema também desenvolvem as visitas monitoradas ao Parque Municipal Arthur Thomas. Na terça-feira (27), pela manhã, 35 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Paulo Freire vão visitar o parque. Na quarta-feira (28), outros 35 estudantes da mesma unidade escolar também farão o passeio.
O projeto “Descobrindo o Parque” existe desde 1995 e possibilita que os alunos conheçam a área de maneira interativa. Por meio de uma caminhada no local, acompanhada de um monitor, eles recebem informações sobre a história do parque e seus aspectos físicos, hidrografia, relevo, vegetação e sobre as espécies de animais que moram no local. Os passeios monitorados são realizados à tarde, com grupos de aproximadamente 30 pessoas.
Durante a caminhada, os alunos podem tirar dúvidas. O objetivo da ação é fazer com que a partir do momento em que os alunos conhecem o parque, eles passem a proteger e cuidar da área.
Como agendar visitas escolares – As escolas que desejarem agendar um horário para a visitação com os alunos já podem fazê-lo pelo (43) 3372-4768 ou (43) 3372-4769, das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, no setor de Educação Ambiental, ou pelo e-mail: educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br.
O Parque Arthur Thomas fica na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. Atualmente ele está aberto para receber a população de terça a sexta-feira, das 12 às 18 horas. A entrada é franca.
Foto: Vivian Honorato