Município discute novas práticas de cuidados no pré-natal e puerpério
Intuito é repassar dados atualizados e as informações sistematizadas para auxiliar e agilizar o processo de atendimento oferecido pela rede de serviços
Intuito é repassar dados atualizados e as informações sistematizadas para auxiliar e agilizar o processo de atendimento oferecido pela rede de serviços
O Município de Londrina está realizando um ciclo de capacitações para os profissionais da área da saúde. Eles estão recebendo atualizações referentes ao Manual de Cuidado no Pré-Natal e Puerpério na Atenção Primária em Saúde (APS). O primeiro encontro foi realizado ontem (28), no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Ld). O próximo será nos dias 19 e 26 de julho, no mesmo local.
Na primeira etapa, que aconteceu em dois dias (21 e 28 de junho), os profissionais debateram a introdução ao cuidado no pré-natal. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes. O objetivo foi repassar aos médicos, enfermeiros e dentistas das Unidades Básicas de Saúde os dados atualizados e as informações sistematizadas que os auxiliarão e agilizarão o processo de atendimento oferecido pela rede de serviços. Além de promover o alinhamento técnico e a aquisição de novas habilidades frente à busca pela excelência no atendimento à população.
Segundo a gerente de Programas Especiais em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Liliian Nellessen, isso é importante para que todos os funcionários tenham conhecimento acerca do novo manual de procedimentos e possam conduzir o pré-natal de forma correta. “O protocolo de ações foi atualizado com novas condutas e exames e, com as capacitações, os profissionais estão se qualificando cada vez mais para atender melhor a população”, disse.
No próximo encontro será abordado o tema “O Cuidado na Diabetes Gestacional: novo fluxograma de atendimento”. Para participar é necessário que o profissional da saúde se inscreva através da plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura (AVA), disponível no portal interação dos funcionários. As inscrições vão abrir na próxima semana. Para cada turma há 170 vagas. Todos os participantes receberão certificado e o curso é inteiramente gratuito. São seis horas de curso por dia, com início às 7h30.
A capacitação é oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde. Ela pretende atualizar as informações dos principais tópicos abordados pelo Manual de Cuidado no Pré-Natal e Puerpério na APS, disponível no site da Prefeitura (http://www1.londrina.pr.gov.br). A duração é de um ano.
Foto: Ilustrativa